Cobrança via telefone: Como não errar?
Por: Afonso Bazolli
Em: Cobrança
Fonte: 3C Plus Now
Na hora de realizar cobranças por telefone é preciso estar preparado.
A taxa de inadimplentes no Brasil anda crescendo progressivamente. Empresas de todos os segmentos estão sentindo na pele as consequências da recessão econômica.
Neste momento, as agências de cobranças e Call Centers sofrem uma grande mudança.
Está vivendo este momento também?
Hoje, vamos conversar mais sobre como a sua abordagem na hora da ligação pode mudar os seus resultados.
Como realizar cobranças efetivas?
Saber realizar cobranças por telefone é um diferencial e os operadores precisam realizar essa tarefa com eficiência.
Realizando uma cobrança efetiva, os resultados serão otimizados e a taxa de retorno em acordos aumentará.
Abaixo, separamos algumas dicas:
- Se encontre preparado para todas as situações.
- A preparação é essencial.
- Antes de realizar as suas ligações, imagine respostas para as possíveis perguntas e situações dos clientes.
- Assim, você pode rebater rapidamente o que o cliente está dizendo, o que tornará a ligação mais eficiente.
- Os discadores automáticos integrados à CRM’s são grandes aliados neste momento.
- Assim, seu operador tem todas as informações diretamente na tela e um discador para realizar as chamadas com mais agilidade e consequentemente diminuir os custos.
- A possibilidade de qualificação de ligações também é um benefício que deve ser usado neste momento.
- Saber qual o status do cliente, se ele mudou de número, quitou a dívida ou não está disponível, é fundamental para o dia a dia do operador.
- Seja agradável e dê alternativas.
- A situação de cobrança nunca é fácil.
- Levando à risca a frase que diz “cada caso é um caso” o operador precisa de muita paciência e compreensão na hora de falar com clientes.
- O tom da sua voz pode prejudicar o caminho da conversa, por isso, seja positivo e não desanime.
- Tenha planejado saídas de negociação que seu cliente pode seguir.
- Utilize de meios como chatbots, torpedos e SMS para avisos e apoio.
- Você precisa dar opções para que o devedor possa fazer o pagamento.
- Primeiro você oferece a condição de seu agrado.
- Se não conseguir fazer com que a dívida seja quitada dessa maneira, tenha planos de ação e condições de pagamento que você pode seguir.
Assim, seus operadores ficam com os atendimentos organizados, conseguindo entregar maior atenção e foco para cada cliente.
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