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Cobrar pelo WhatsApp é mesmo a melhor estratégia para o seu negócio?

Por: Afonso Bazolli
Em: Cobrança
Fonte: Meu Crediário

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Há algum tempo escrevi um artigo aqui no blog tratando de roteiros para cobrança por WhatsApp. Esse texto gerou tanto interesse no nosso público que logo se tornou um dos conteúdos mais acessados do site.

Apesar de ter ficado feliz pela repercussão do artigo, o fato de existir tanta gente interessada em cobrar pelo WhatsApp me deixa também um tanto preocupado.

Será que essa é mesmo a melhor maneira de combater a inadimplência no seu negócio?

Conforme expus naquele outro artigo, o WhatsApp é inegavelmente uma das melhores ferramentas para você usar na recuperação de crédito, se não a melhor!

Porém, isso não quer dizer que esta seja a abordagem mais indicada para quem vende no crediário próprio.

Quer entender o porquê?

Então me acompanhe em mais este artigo.

Quais são os principais objetivos de cobrar pelo WhatsApp?

Antes de irmos adiante, vale a pena lembrar o que o lojista procura quando decide recorrer à cobrança pelo WhatsApp:

Contactar o cliente inadimplente de forma rápida e objetiva.

Possibilitar que ele responda quando realmente tiver tempo (o que não ocorre em uma ligação telefônica).

Recuperar o crédito do cliente (o mais importante).

É relativamente fácil alcançar estes objetivos com a ajuda do aplicativo e um pouco de organização.

E você ainda pode economizar com o envio das mensagens, já que os custos de cobrar pelo WhatsApp são menores em comparação a outros meios como SMS, carta ou ligação telefônica.

Parece ótimo, não?

Mais ou menos…

Na realidade, não basta ter a melhor e mais barata ferramenta de cobrança à disposição.

Se você precisar usá-la demais é sinal de que tem algo errado no seu crediário.

A questão é a seguinte: você precisa cobrar menos!

Cobrar pelo WhatsApp não faz com que sua empresa deixe de “correr atrás” dos clientes inadimplentes, ou mesmo deixe de registrá-los nos órgãos de proteção ao crédito.

E também não muda o fato de você precisar tirar alguém da sua equipe para que fique incansavelmente cobrando, cobrando e cobrando!

Você entende onde eu estou querendo chegar?

Para ter sucesso vendendo no crediário é preciso antes de tudo evitar o processo de cobrança.

O segredo é proteger-se da inadimplência de alguma forma, para gastar cada vez menos tempo e dinheiro com cobrança. Recursos, aliás, que deveriam ser aplicados para melhorar outros aspectos do seu negócio.

Como evitar o processo de cobrança?

Existem dois modelos disponíveis para o lojista que busca evitar processos de cobrança, ou ao menos reduzir a necessidade deles:

1. Crediário garantido

Nesse modelo, uma empresa financeira terceirizada fica totalmente responsável pela gestão do seu crediário.

Ao trabalhar com crediário garantido, a loja praticamente não terá processos de cobrança, pois a recuperação de crédito fica 100% sob responsabilidade da administradora de crediário.

Em compensação, paga-se uma taxa de serviço para que a financeira assuma o risco da inadimplência e garanta o pagamento das prestações nas datas de vencimento, mesmo que o cliente não pague em dia.

Muitos lojistas buscam garantir o recebimento pois simplesmente “não sabem o que vai acontecer” com as vendas que fazem no crediário.

Na verdade o que eles não sabem é que é muito mais vantajoso analisar crédito por conta própria, de forma rápida e segura.

2. Análise de crédito adequada ao seu segmento

Por mais simples e fácil que seja cobrar pelo WhatsApp, é muito mais eficiente e sadio para sua loja se você evitar qualquer processo oneroso de cobrança.

Mesmo utilizando uma ferramenta gratuita, a cobrança pelo WhatsApp ainda vai demandar o tempo de algum colaborador para coordenar o envio das mensagens.

Além disso, é preciso considerar que você já entregou sua mercadoria nas mãos de quem ainda não lhe pagou. E talvez nunca pague.

Lembra do que eu comentei no início do texto?

Que o fato de existirem cada vez mais varejistas buscando por plataformas de cobrança é algo preocupante?

O que eu quero dizer com isso é que tem muita loja vendendo errado por aí!

Veja bem… se você chegou até este artigo por meio de uma busca no Google, provavelmente devia estar procurando por algo como “cobrança por WhatsApp”.

Sabe o que você deveria estar buscando?

“como analisar crédito para loja de (coloque aqui seu segmento)”

“sistema de análise de crédito”

ou então, indo um pouco mais além:

“novas tecnologias para vendas a prazo”.

É hora de encarar o futuro do crediário

Coincidentemente, um dia antes de escrever este artigo, assisti uma matéria no Bom dia Brasil, sobre vendas na “caderneta”.

Veja só o título da matéria:

Velha caderneta ainda é uma tradição em pequenos comércios

“Velha” e “pequenos comércios”, entendeu?

Não tem nada de errado com isso, mas a evolução aqui foi ZERO!

Se você busca para o seu negócio algo diferente do que mostra a imagem aí de cima, é bom começar agora mesmo a repensar seu modelo de crediário.

E o que é pior:

Com a experiência que tenho no mercado de soluções para crediário próprio, posso afirmar que este tipo de prática ultrapassada não sobrevive apenas nos pequenos comércios

Tem muita loja de porte maior que ainda vende na fichinha.

Ou então, voltando ao tema deste artigo, até conta com um crediário mais estruturado mas se mantém focada na cobrança.

Acredite, você pode cobrar por WhatsApp ou até mesmo por telepatia, mas posso te garantir que o dinheiro não está no processo de cobrança.

Está na análise de crédito.

Procure se informar mais sobre isso. Seu crediário agradece!

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Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/cobranca-2/cobrar-pelo-whatsapp-e-mesmo-a-melhor-estrategia-para-o-seu-negocio-104427/
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