Fatores que norteiam a decisão de Contratar ou não uma Assessoria de Cobrança
Por: Angelica Balthasar
Em: Cobrança
Fonte: Linkedin
Por: Manoel A. Moraes
Há um incontável número de prestadores de serviços de cobrança (Assessorias de Cobrança), que atuam em vários segmentos (Bancos, Financeiras, Grandes Redes Varejistas, etc.), a competir de diferentes formas. Isso varia muito com o tamanho do mercado que estão atuando.
Do ponto de vista do contratante é muito mais vantajoso se ter uma empresa média ou pequena à administrar seu portfólio, desde que possua tecnologia e Collection BI (Inteligência de Cobrança), pois esta irá depender mais do contratante e por conseguinte o preço do serviço tende a baixar, considerando a relação de dependência.
É importante separar empresas especializadas em cobrança de Sites Externos de Cobrança. Geralmente Sites externos de cobrança são muito grandes e as decisões de mudança de estratégia demoram a acontecer. Eles têm perdido muito espaço nas grandes corporações financeiras.
Os principais fatores que norteiam a contratação são:
• Disponibilidade de a empresa dar foco no papel do contratante, isso depende muito do tamanho da empresa e do grau de dependência;
• Qualidade na prestação de serviços;
• Preço e Performance;
• Experiência no Negócio;
• Rapidez nas tomadas de ações demandadas pelo contratante.
Quando as empresas decidem desenvolver a solução in-house é porque a relação Custo X Benefício é mais vantajosa, ou falta estratégia definida na gestão de terceiros prejudicando dessa forma os resultados da empresa.
Fatores que impactam o crescimento da demanda para Terceiros:
• Bom desempenho,
• Crescimento do Negócio
• Diversificação de produtos
• Decisões unilaterais da contratante – Isso geralmente causa danos ao resultado, pois a contratação de um serviço terceiro está pautado em interesses que não são necessariamente o foco no resultado.
• Falta de apetite do contratante em investir em determinado segmento onde é mais vantajoso terceirizar, considerando que uma grande quantidade da população passou a ter mais acesso a crédito, atrelada a tendência de baixa nas taxas de juros, teremos um maior volume de devedores. Isso abre um amplo mercado para o segmento de cobrança. Atualmente o número de empresas novas de cobrança está crescendo exponencialmente, mas o grande “calcanhar de Aquiles” é a falta de profissionais que realmente conheçam o mundo da cobrança de forma profunda.
Temos observado empresas de grande e pequeno porte, que sofrem muito com elevado turnover de staff e principalmente, com a falta de visão estratégica do negócio. Estas empresas estão fadadas a desaparecer. O mercado está se tornando altamente profissionalizado, e não haverá espaço para amadorismo.
Há três regras básicas para se ter êxito em um processo de cobrança:
- Localizar o devedor
- Ter habilidade de realizar uma boa negociação que minimize as perdas
- O devedor querer pagar
Dentro dessa três regras estão pautadas toda a cadeia de cobrança, desde desenvolvimento de soluções tecnológicas, aprimoramento de bureaus de localização, treinamentos, etc.
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