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Inadimplência: Como lidar com clientes nesta situação evitando a quebra de relacionamento

Por: Afonso Bazolli
Em: Cobrança
Fonte: Redação

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Podemos considerar que é bastante comum uma empresa ter que lidar com a situação de inadimplência de um cliente, principalmente no cenário econômico atual do país. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias com dívidas no Brasil chegou a 67,1% em junho desde ano, o que significa que, mais do nunca, as empresas devem estar preparadas para enfrentar essa circunstância da melhor forma possível.

Nessas ocasiões, a ideia de encerrar o relacionamento com o cliente e levar a situação para o campo jurídico pode parecer a mais simples, porém, com a negociação, torna-se mais fácil a inadimplência ser quitada a curto prazo, além de estabelecer um relacionamento mais duradouro com o cliente.

Para Estácio Silva, gerente de operações da Meireles e Freitas Cobrança Digital, empresa que atua há mais de 40 anos no mercado de recuperação de recebíveis, encontrar ações para evitar o rompimento do relacionamento com o cliente é essencial. “O bom relacionamento com os clientes é um fator essencial para a subsistência de qualquer empresa, afinal, um negócio não consegue se manter sem a presença dos seus consumidores. Por isso é tão importante pensar em soluções alternativas antes da negativação”.

A seguir, apresentamos algumas maneiras de realizar esse tipo de ação, a fim de dar mais uma chance ao relacionamento empresa-cliente, abrindo mais portas para as renegociações.

Diálogo:

Esse pode ser considerado o primeiro e mais importante de todos. Não existe relacionamento efetivo sem a empresa estar aberta a ouvir o cliente. Por isso, é indispensável disponibilizar canais de diálogo, analógicos ou digitais, para que através deles o cliente tenha acesso rápido para expor sua situação e buscar regularizar os seus débitos.

Desconto por faixa de atraso:

Se antecipar é uma dica preciosa para esse cenário. Sabendo que um volume maior de inadimplentes está chegando e que teremos que cobrá-los, deixar prontos descontos pré-estabelecidos para que esse contato seja agilizado é uma boa opção, podendo ser automatizado por robôs que disponibilizam esses descontos baseados no tempo e tamanho da dívida do cliente.

Plataformas digitais:

Quanto mais formas a empresa tiver de se comunicar, negociar e receber os pagamentos dos clientes, melhor. A utilização de ferramentas, como portais, robôs e afins, além dos meios tradicionais, torna mais prático para o cliente chegar ao desconto e ao pagamento. Resolver isso em casa e de maneira prática influencia em um retorno positivo.

Ações de desconto em massa:

Uma medida prática e com bastante adesão ainda são as ações de desconto em massa para regularização de débitos, como os conhecidos “feirões de negociação”. É uma oportunidade de, em um só dia, conseguir eliminar uma expressiva porcentagem de suas dívidas. Mesmo sendo o valor mais acessível para o cliente, receber esse montante de uma vez é bastante positivo para a empresa.

Ações preventivas:

Ações digitais também são fundamentais para que o cliente esteja atento a progressão da sua dívida e das maneiras como ele pode quitá-las. Assim, a empresa deve estar em contato constante para que não aconteça do cliente esquecer a dívida. A utilização de SMS, e-mail, WhatsApp, Telegram, redes sociais facilitam esse contato. Cada perfil de cliente tem diversas possibilidades e, com uma boa análise de dados, é possível criar diversas estratégias.

A negociação da quitação de dívidas por meio dessas ações pode servir como um diferencial da empresa na percepção do seu público, preservando uma imagem positiva, além de favorecer o aumento da arrecadação. Estácio Silva afirma que aplicar essas ações ajudam a empresa a adotar uma postura de conciliação, o que facilita bastante no momento de negociação. “Com as nossas experiências conseguimos perceber que esse tipo de ação faz total diferença no momento de abordagem do cliente. É importante estarmos abertos às possibilidades de negociação para que haja um retorno positivo por parte da pessoa inadimplente”, reitera o gerente de operações.

A Meireles e Freitas Cobrança Digital disponibiliza diversos tipos de tecnologia, serviços e estratégias para facilitar o contato com o seu cliente e, assim, evitar a quebra desse relacionamento valioso com a empresa. Para saber mais sobre as ações citadas nesse conteúdo, entre em contato através do (85) 99778.0071 ou via WhatsApp clicando aqui.

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