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MFM TI implanta metodologia ágil, aumenta a produtividade do time e aprimora resultados para seus clientes de crédito e cobrança

Por: Afonso Bazolli
Em: Cobrança
Fonte: Redação

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Para impulsionar os serviços de recuperação de crédito e ainda garantir maior engajamento aos colaboradores criou-se um laboratório na MFM, o time de iniciativa LABS. A proposta permite que o time experimente novas tendências do setor de tecnologia e foi assim que em agosto de 2018 os desenvolvedores se interessaram e passaram a utilizar os frameworks da metodologia ágil em seus projetos. A novidade logo se estendeu aos demais setores da companhia, desenvolvendo uma nova forma de administrar os softwares de cobrança.

Segundo o 12° Relatório Anual do Estado de Agilidade da Version One, o ramo de tecnologia ocupa o primeiro lugar entre as áreas que mais utilizam a metodologia ágil em seus projetos. Para MFM TI colocar em prática essa tendência fez com que a gestão em formato cascata, onde uma tarefa dependia da outra para ser finalizada, fosse deixada para traz e os projetos passaram a serem geridos por meio do Scrum, através de ciclos nomeados como Sprints, que priorizam atividades e mantém um fluxo de entregas contínuas.

No processo de desenvolvimento e personalização dos serviços oferecidos pela companhia, como o INTERSIC – solução de gestão estratégica de dívidas – e o Negocia Fácil – serviço de cobrança digital – a metodologia já é aplicada e proporciona melhores resultados aos clientes. “Quando trabalhamos de forma ágil, somos um só, não há passagem de bastão. O pensamento ágil assume que mudanças vão acontecer, ao mesmo tempo que aproxima o nosso cliente, fazendo com que a equipe o ouça ainda mais e adaptem-se aos ajustes sugeridos”, destaca Aline Guedes, gerente de produtos da MFM TI.

Para manter a organização nos projetos e otimizar a execução, o time se reúne todas as manhãs para realizar as reuniões de stand up meeting. Durante 15 minutos em pé, os colaboradores respondem a três perguntas – O que fiz ontem, o que pretendo fazer e quais dificuldades estou enfrentando – dessa forma é possível direcionar soluções e trocar conhecimentos, para garantir eficiência no resultado.

Outro framework utilizado pela MFM TI é o Kanban, ele gerencia as atividades realizadas, fazendo com que elas sejam executadas por um único membro. “O time entende que há um ciclo, até o momento da entrega ao cliente. É preciso criar um roteiro, descrever, testar, entre outras etapas, para só então no final da Sprint, no último dia do time box, o Product Owner (PO) validar o projeto”, ressalta Aline.

Durante a implantação do Scrum e do Kanban tornou-se perceptível o aumento da participação dos colaboradores e a realização do trabalho em equipe. “Quando o cliente apresenta um problema, o time discute como chegar na melhor solução para garantir eficácia ao projeto e satisfazer o cliente. Ser ágil é conseguir propor mudanças sem perder o foco, o que nos gera uma aderência de valor”, conclui Aline.

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