
Cerca de 900 mil negócios fecharam as portas apenas no primeiro quadrimestre de 2025 e, em 2024, foram encerrados mais de 6.700 empreendimentos por dia. Com a missão de contribuir com a melhoria desse cenário alarmante, o Mestre em administração de empresas, Rodrigo Tetti Garcia, lança Genes Sustentadores pelo selo Actual do Grupo Editorial Alta Books.
Especialista em recuperação e transformação empresarial, Garcia propõe no livro uma reflexão profunda e prática sobre o que realmente sustenta a longevidade das organizações. Ao analisar por que tantas empresas fracassam, ele revela o que diferencia aquelas que conseguem se recuperar, se transformam e emergem mais fortes após períodos de turbulência.
Resultado de mais de 35 anos de experiência do autor como executivo e consultor de grandes empresas, a obra oferece um olhar multidimensional, estruturado e aplicado sobre gestão de incertezas e construção de negócios sólidos e perenes. Ao longo das páginas, os leitores mergulham na metáfora dos “Genes Sustentadores”, a representação do conjunto de competências organizacionais que funcionam como um código genético empresarial. São elas que determinam a capacidade de adaptação, resiliência e perpetuidade do negócio.
Segundo Rodrigo, assim como na biologia, esses genes não são imutáveis: podem ser desenvolvidos, fortalecidos e reconfigurados ao longo do tempo. A partir dessa perspectiva, estabelece uma distinção clara entre dois caminhos estratégicos frequentemente confundidos. O primeiro é o da recuperação, ou turnaround, acionada quando a crise já está instalada e exige respostas rápidas e assertivas. O outro é o da transformação, um processo contínuo, profundo e preventivo, que prepara a empresa para enfrentar adversidades antes que elas se tornem fatais.
O especialista deixa evidente que crises raramente surgem de forma abrupta. Garcia explica que elas se constroem gradualmente, alimentadas decisões mal calibradas e estruturas que já não respondem às exigências do ambiente. Para ajudar empreendedores a reconhecer esses sinais muitas vezes ignorados, ele analisa em profundidade os fatores internos e externos que levam à deterioração organizacional, os estágios típicos das turbulências e os erros recorrentes de liderança que costumam agravar o problema, como a negação, a centralização excessiva e o esquecimento dos fatores humanos.
Um dos pontos centrais do lançamento é a defesa da ambidestria organizacional como estratégia superior em tempos de recessão. Amparado por estudos da Harvard Business Review e do Boston Consulting Group, o Mestre em administração demonstra que empresas capazes de equilibrar eficiência operacional no presente não apenas sobrevivem às instabilidades, mas ampliam significativamente sua vantagem competitiva no período pós-crise.
Destinado tanto a líderes que enfrentam o desafio imediato de recuperar negócios em dificuldade quanto àqueles que buscam prevenir ou mitigar crises futuras, Genes Sustentadores convida o leitor a repensar a estratégia a partir de fundamentos duradouros. Em um mundo de mudanças aceleradas, Rodrigo Tetti Garcia mostra como a verdadeira vantagem competitiva está na capacidade de adaptar-se continuamente e que desenvolver os genes certos pode ser a diferença entre desaparecer e prosperar.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.