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Aprenda a fazer gestão de clima organizacional no call center

Por: Afonso Bazolli
Em: Contact Center
Fonte: Softium

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As pessoas são a parte mais vital da empresa, sendo responsáveis por tornar a organização mais competitiva no mercado. Não à toa, a alto gestão deve pensar em estratégias efetivas para engajar e tornar a equipe mais motivada.

É nesse cenário que entra a importância do clima organizacional. Afinal, a atmosfera do ambiente de trabalho interfere diretamente no desempenho da equipe. Lembre-se de que contar com colaboradores mais satisfeitos é sinônimo de aumento na produtividade e também na satisfação dos clientes.

Interessou-se pelo assunto e que saber como tornar o ambiente mais harmonioso, maximizando os resultados do call center? Confira, então, as dicas a seguir:

1. Faça uma pesquisa interna

O primeiro passo para conquistar êxito nessa tarefa é verificar como está o clima organizacional da empresa, e ninguém melhor do que os próprios colaboradores para proporcionar essas informações. Para não os inibir, crie um questionário abordando assuntos relacionados ao tema, mas não solicite nomes nos documentos. Dessa forma, a equipe se sentirá mais à vontade para dizer o que pensa.

Não se esqueça, ainda, de dar um espaço para que eles deem dicas de como melhorar a interação entre os membros e o ambiente de forma geral. É importante ressaltar, nesse quesito, que o questionário pode ser realizado pela web. Existem inclusive ferramentas gratuitas que você pode utilizar para fazê-lo, como o Survey Monkey por exemplo.

Outro ponto importante é presenciar o dia a dia na organização, tirando suas próprias conclusões de como é a interação dentro da equipe.

2. Defina as ações

Com as informações em mãos, está na hora de pensar em alternativas capazes de solucionar o problema e tornar o ambiente de trabalho saudável. Vale destacar, aqui, que, para elaborar as ações, é preciso levar em consideração os pontos citados pela equipe.

De nada adianta, por exemplo, apostar em um espaço recreativo para o time de vendas, sendo que, na verdade, o principal problema apontado na pesquisa foi a falta de comunicação entre gerência e colaboradores.

Perceba, nesse contexto, a importância de analisar os dados fornecidos no questionário. Eles vão direcionar as suas ações, e, assim, a empresa será beneficiada como um todo. Inclusive, ao melhorar o clima organizacional, existe grande chance de tal fator influenciar positivamente na qualidade do atendimento.

3. Monitore os resultados

Para saber se os projetos adotados surtiram o objetivo esperado, é fundamental acompanhar os resultados. Além do mais, é importante monitorar a aplicação das estratégias, certificando-se de que tudo está saindo conforme o planejado.

Após colocar os planos em prática, deixando algum tempo para se estabelecer a nova rotina, é recomendado realizar uma nova pesquisa. Afinal, somente quem está envolvido diretamente nas mudanças pode dizer, com conhecimento de causa, se as alternativas foram efetivas. Se a equipe avaliar positivamente as mudanças, significa que as alterações realmente aprimoraram o ambiente, tornando o espaço mais democrático e equilibrado.

Fato é que uma empresa de call center precisa se preocupar constantemente com a gestão do clima organizacional, uma vez que esse aspecto está ligado com a disposição e o ânimo dos colaboradores. Até porque eles passam grande parte do dia no trabalho, então, nada mais justo do que promover a boa convivência, proporcionando um espaço saudável.

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