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Tecnologia de crédito: a melhor ferramenta para superar a crise na sua rede de lojas

Por: Afonso Bazolli
Em: Crédito
Fonte: Meu Crediário

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Desde que o comércio reabriu as portas em grande parte dos municípios brasileiros, muitas redes de lojas têm buscado na tecnologia de crédito uma solução para alavancar as vendas no crediário próprio.

Para nós aqui no Meu Crediário isso não foi nenhuma surpresa.

Já sabíamos que essa demanda iria aumentar, pois uma boa parcela dos consumidores teve seus limites reduzidos tanto no cartão de crédito quanto no acesso a financiamentos bancários.

Isso sem contar que uma parte dos clientes do crediário já são desbancarizados e não têm outra alternativa para parcelar suas compras a não ser o bom e velho carnezinho.

O que estamos observando hoje, principalmente nas redes de calçados, confecção e ótica, é uma necessidade cada vez maior entre esses consumidores de financiar suas compras diretamente com a loja.

Trata-se de uma oportunidade única para quem vende no crediário próprio!

Mas é também um desafio para o lojista, que precisa manter a sustentabilidade da sua operação diante do inevitável aumento no risco de inadimplência em um cenário pós-pandemia.

Neste artigo vou mostrar como a tecnologia de crédito pode fazer a diferença nessa hora, não importando se a sua rede tem duas, dez ou 50 lojas.

Enxugue sua operação centralizando a análise de crédito

Na maioria dos magazines e redes de lojas que conheço, ainda é uma prática bastante comum cada loja ter o seu próprio crediarista.

Nesse modelo, 100% dos clientes que compram no carnê passam do vendedor para o balcão do crediário, onde precisam esperar pacientemente pelo resultado da análise de crédito.

E quanto mais lojas tem a rede, mais crediaristas são necessários para cumprir essa função.

Por outro lado, quando a rede trabalha com uma plataforma de análise de crédito, é possível reduzir consideravelmente os custos operacionais do seu crediário.

Com a tecnologia de crédito, você não precisa mais ter um crediarista em cada loja.

Ao centralizar as operações de análise e cobrança em uma única central de crédito, você ganha agilidade na concessão e pode transformar os antigos crediaristas em vendedores para reforçar as vendas.

Ok… já sei o que você deve está pensando agora:

– Será que isso não vai gerar muita demanda para uma única equipe?

– Será que vou ter que criar uma grande estrutura para operar essa central?

O que eu posso dizer é que, sem a tecnologia adequada, você realmente terá uma equipe pequena demais para lidar com toda a demanda por análise de crédito na sua operação.

Mas tudo muda quando você passa a contar com um sistema especializado em gestão de crediário.

Quer saber por quê?

Tome suas decisões com base em inteligência de dados

A grande vantagem estratégica para quem utiliza uma plataforma de tecnologia de crédito é justamente reduzir a demanda por análises feitas por seres humanos.

Com um modelo bem estruturado de score de crédito você pode ter 85% das vendas aprovadas automaticamente, sem a necessidade de encaminhar a decisão para a central!

Trata-se de uma abordagem baseada em inteligência de dados, que utiliza um modelo específico de score de crédito para o segmento de atuação da sua loja.

Isso você não encontra em qualquer sistema!

Já conversei com lojistas que me garantiam que o ERP das suas redes tinha um “módulo de crediário”, que fazia todo o processo de análise de crédito.

Me desculpe se você também acredita nisso, mas devo dizer que não é bem assim.

A verdade é que o ERP tem apenas regras de crédito, sem uma base estatística que permite fazer uma análise mais dinâmica dos riscos.

São condições simples, do tipo “se o cliente tem entre 18 e 25 anos, ganha x pontos” ou “se o cliente é casado ganha x pontos”.

Isso não chega nem perto de uma análise de crédito de verdade.

Quando falamos de um sistema baseado em score de crédito, nós estamos falando de um modelo estatístico capaz de avaliar com muito mais assertividade o risco de cada venda.

Isso faz toda a diferença!

Veja só como esta loja revolucionou a operação do crediário depois de adotar nossa tecnologia de análise de crédito.

Seus vendedores podem aprovar o parcelamento!

Antes de terminar este artigo, quero chamar sua atenção para mais uma vantagem de ter um crediário inteligente na sua rede.

Com o apoio de uma plataforma especializada, você não tem somente a possibilidade de enxugar sua operação e reduzir o número de crediaristas.

Mais do que isso.

Os próprios vendedores têm condições de fechar a maior parte das vendas, sem precisar encaminhar os clientes para o balcão do crediário.

É disso que toda rede precisa agora:

Empoderar o vendedor para efetivamente vender!

Com a análise automática, apenas uma parcela de 15% das vendas precisa passar pela central de crédito.

Isso significa que, em 85% dos casos, a loja não cria atrito algum com o cliente no momento da compra.

A pessoa simplesmente chega na loja, escolhe os produtos que deseja levar e negocia a forma de pagamento diretamente com o vendedor.

Já imaginou ter isso funcionando na sua rede?

Com todo processo de aprovação de crédito levando menos de 4 segundos?

Pense em quantas vendas por impulso você poderia converter com essa agilidade!

Ficou claro para você como a tecnologia pode trazer mais agilidade e segurança ao processo de concessão de crédito nas redes de varejo? Nestes tempos de crise, toda a sustentabilidade financeira da sua operação de crediário vai depender disso!

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