Imprimir Artigo

Imprimir

Como implementar uma confirmação de telefone online nos motores de crédito?

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

Como-implementar-uma-confirmacao-de-telefone-online-nos-motores-de-credito-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Um dos maiores riscos na concessão de crédito é realizar aprovações – e detectar, posteriormente, um forte aumento dos indicadores de inadimplência. Entenda como a confirmação de telefone online pode auxiliar as financeiras a terem maior segurança neste processo (e ainda reduzir as fraudes)

Este ano tem se apresentado realmente como um “novo normal” para a economia mundial – mas quando olhamos especificamente para Brasil, observamos um forte (e mais impactante) contraste. Enquanto diversas pessoas foram demitidas, como consequência dos impactos da pandemia, outras, aumentaram exponencialmente seu consumo, trocando carros, casas, apartamentos ou simplesmente aguardando para gastar “singelos” R$ 4.600 com um “simples” videogame que está em falta no varejo (Playstation 5)!

A ideia destas colocações não é expor a forte desigualdade existente no Brasil – e sim, em como a economia tem se reinventado cada vez mais rapidamente. Devido a isso, observamos uma forte redução no número de desbancarizados, o aumento na geração de novos empregos e na intenção de consumo das famílias, e por consequência, e o reaquecimento do apetite das financeiras na concessão do crédito!

Neste mercado, observamos uma forte concorrência entre as instituições, que tem como meta realizar dezenas de milhares de análises diárias de crédito, com aprovação (e pouca derivação para a mesa de crédito) em poucos segundos. Mas para isso, se faz necessário uma ótima definição das políticas de crédito, associado a fontes confiáveis de informações – dentre elas, a possibilidade da checagem e confirmação de telefone online do proponente ao crédito.

Por que a confirmação de telefone online é tão importante na análise de crédito?

Quando se pensa em conceder crédito a maioria das empresas focam prioritariamente suas análises nas informações socioeconômicas de uma pessoa, isso é, avaliam a Renda Presumida, Renda Familiar Per Capita, Profissão, Escolaridade, Situação na Receita Federal, Participação Societária, dentre outras.

Uma outra parcela de financeiras (geralmente as pequenas ou de grandíssimo porte, como bancos), costumam desconsiderar (pelo menos parcialmente) estes tipos de informações de suas análises, focando a aprovação em um credit score ou na existência (ou não) de pendências financeiras vinculadas ao CPF junto aos principais bureaus de crédito. O problema desta forma de avaliação é o alto custo que este modelo tem sobre uma operação.

Diante destes cenários – e da importância de se garantir a sanidade dos dados cadastrais na entrada de um cliente na base a fim de reduzir os impactos em futura inadimplência, muitas empresas vem implementando a confirmação de telefone online em seus processos de checagem para aprovação de crédito.

Como funciona a confirmação de telefone online e como usar essa informação para a concessão de crédito?

De forma macro, as financeiras devem vincular uma API ao seu motor de crédito e submeter os números de terminais informados pelo proponente aos bureaus de informações com foco em realizar a confirmação de telefone, identificando se este realmente está ou não vinculado ao CPF em análise. Os possíveis retornos e ações são:

Telefone Vinculado ao CPF Informado: Neste caso, se tem a segurança de que o telefone fornecido pelo proponente ao crédito realmente está certo – o que pode aumentar a confiança da financeira na liberação de produtos financeiros;

Telefone Não Vinculado ao CPF Informado: Neste caso, se faz necessário uma análise mais depurada do perfil deste cliente. Dizemos isso, pois, uma não confirmação de telefone pode não necessariamente significar que aquele terminal não esteja vinculado ao requisitante ao crédito, mas sim, que aquele telefone ainda não tenha sido atualizado junto aos bureaus. Por isso, recomenda-se que confirmações e análises complementares sejam realizadas a fim de se trazer maior segurança à instituição financeira.

Confirmação de Telefone com WhatsApp Ativo: Inovação e Segurança Antifraude

Com a majoritária utilização do WhatsApp pelos brasileiros, muitas empresas passaram a realizar uma análise não apenas da titularidade do telefone, mas se aquele possuí ou não Whats ativo na linha – o que pode facilitar interações e a segurança na concessão.

Neste cenário, a Think Data, bureau de informações referência na indústria de crédito no Brasil, disponibiliza ao mercado uma solução exclusiva com foco em confirmação de telefone online ao WhatsApp. Como funciona?

Através da plataforma Valida Fácil – Concessão de Crédito, as financeiras podem avaliar se os telefones fornecidos pelos clientes possuem WhatsApp Ativo – e qual a foto vinculada a este, permitindo utilizar a mesma para avaliações junto a soluções de Biometria Facial.

Devido a confiabilidade da checagem, muitas financeiras chegam a reprovar um crédito caso a confirmação de telefone indique que aquele terminal não possuí WhatsApp ativo, ou, reduzem o seu score diante da maior probabilidade de inadimplência e fraude futura.

Existe uma forma de garantir que um telefone realmente está vinculado a um CPF?

Sim, existe – e essa solução se chama Localização Garantida. Integrada ao WhatsApp e disponibilizada também pela Think Data, este produto (que já se encontra integrado aos principais motores de crédito do país), utiliza uma tecnologia exclusiva baseada na geolocalização, que identifica e garante que um telefone celular está realmente em uso, ativo e vinculado ao CPF do proponente ao crédito!

Essa é a tecnologia mais moderna na confirmação de telefone no Brasil – possibilitando uma avaliação de aproximadamente 30% a 35% da base de telefonia móvel do país – o que se torna extremamente útil nas concessões, principalmente as voltadas para as classes C, D e E, onde o risco de inadimplência são potencializados.

Para conhecer gratuitamente a solução de confirmação de telefone online da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/enriquecimento-cadastral/como-implementar-uma-confirmacao-de-telefone-online-nos-motores-de-credito-118345/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: