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Como utilizar a Geolocalização para Cobrança de Altos Valores?

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

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A cada dia novas tecnologias surgem com o intuito de facilitar e agilizar o processo de recuperação de crédito – dentre elas, a geolocalização para cobrança voltada para altos valores. Entenda como essa solução funciona e suas vantagens para a operação.

Nos últimos anos temos observamos um forte surgimento de diversas tecnologias e dispositivos que se tornaram comuns em nosso dia a dia, dentre elas, as Redes Sociais, a Inteligência Artifical (utilizadas nos chatbots), Drones, Carros Elétricos, Smartwatchs, WhatsApp, Pix, dentre tantas outras.

Essa busca constante pela inovação foi potencializada pela facilidade que as empresas (agora) tem de se relacionarem diretamente com os seus consumidores via aplicativos, que facilmente podem ser baixados de plataformas como a Apple Store e Google Play.

Igualmente, tivemos o aumento das vendas de smartphones (que se tornaram mais acessíveis a população devido a queda no preço) associada a democratização do acesso a internet – tudo isso, gera um ambiente propicio para a disrupção tecnológica.

O acesso aos smartphones também possibilitaram a criação de diversos serviços baseados na geolocalização, dentre eles, Google Maps, Ifood, Uber, 99, etc, além é claro, da identificação de qual o nível de isolamento social das pessoas durante esta pandemia.

Diante deste cenário, a Think Data, bureau de informações referência no atendimento à área da cobrança desenvolveu uma solução única e exclusiva no país que utiliza aplicativos com foco na geolocalização para cobrança de clientes devedores.

E como funciona a Geolocalização para Cobrança?

Denominada Localização Garantida, a plataforma da Think Data possibilita que uma empresa realize as localizações, em tempo real, identificando qual o telefone que realmente está em uso pelo cliente devedor!

Para isso, a companhia utiliza de uma rede de aplicativos parceiros que disponibilizam as informações de contato atualizadas.

A Geolocalização para Cobrança está adequada a LGPD?

Sim, este produto atende todas as diretrizes da LGPD, tendo inclusive contado com a participação e suporte do jurídico da companhia em todas as fases de desenvolvimento deste projeto, indo da concepção até o seu lançamento.

Primordialmente, para que as informações de contato atualizadas sejam disponibilizadas aos credores, se faz necessário que o cliente devedor em questão tenha dado o seu opt-in através das SDKs contidas nos aplicativos.

Desta forma, a identificação do telefone em uso pelo cliente devedor é possível para aproximadamente 35% da base móvel do país – o que representa aproximadamente 100 milhões de telefones celulares.

Por isso, caso o mesmo não tenha aceitado o seu compartilhamento, essa informação não é retornada pela aplicação Localização Garantida.

Qual a diferença do Localização Garantida para o famoso Telefone Hot?

O telefone hot é um número confirmado do cliente devedor – mas para sua obtenção, geralmente são utilizadas URAs Ativas para automatização do processo. O ruim desta metodologia é que os status retornados nem sempre refletem o telefone real do devedor por falha no processo ou uma marcação realizada erroneamente pela URA.

Além disso, existem os casos em que um contact center pode ser utilizado para se gerar este telefone hot – uma ótima forma, mas, o custo final para obtenção de um telefone realmente bom do cliente devedor é extremamente alto devido aos valores para manutenção deste tipo de operação – além é claro do tempo gasto para essa confirmação, que pode chegar a semanas.

Já no processo de Geolocalização para Cobrança (conhecido com o Localização Garantida), a identificação do telefone para do cliente devedor ocorre em tempo real, isso é, em poucos segundos, o que torna as negociações muito mais rápidas, e por consequência, o recebimento dos valores.

Caso seja identificado o telefone ativo do cliente devedor através da Geolocalização para Cobrança, é possível não se obter um contato com ele?

Os telefones confirmados via o Localização Garantida são ativos e encontram-se em uso naquele momento pelo cliente devedor. Com isso, uma empresa de cobrança não receberá um status de telefone inválido ou mensagem da operadora – no mínimo, este telefone chamará!

Ao se utilizar um telefone obtido através da geolocalização para cobrança, os indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa) tendem a ser o dobro do observado pelo enriquecimento cadastral padrão!

Da mesma forma, teremos ocasiões, é claro, onde o cliente pode não atender a ligação ou falar que não conhece o devedor propositalmente, a fim de evitar novas ações de cobrança. Neste caso, recomendasse que os contatos ocorram através de operadores mais experientes em transformar o processo de identificação em negociação, transformando aquele contato em promessa para posterior pagamento da dívida.

O Localização Garantida pode ser utilizado para toda uma carteira?

Por se tratar de um produto premium, a recomendação da Think Data é que a Geolocalização para Cobrança seja utilizada exclusivamente para clientes com alto ticket médio de dívida e onde todas as ações internas de localização já tenham sido realizadas, mas sem sucesso.

Ao final, qual o custo (e os ganhos) de seu utilizar o Localização Garantida?

As empresas que utilizam a Geolocalização para Cobrança observam basicamente 3 ganhos em suas operações:

- Melhora nos indicadores de CPC;

- Aumento da Produtividade; e

- Redução de Custos.

No geral, para cada R$ 1.000 investidos na solução, as companhias observam um ROI (Retorno sobre o Investimento) próximo a R$ 16.000.

Isso só é possível, pois, pelo modelo comercial do produto, a companhia só remunera a Think Data em caso obtenção de um telefone ativo (e em uso) pelo cliente devedor – caso nenhum telefone seja encontrado para um cliente devedor, nenhum valor é devido.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral com foco na Geolocalização para Cobrança da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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