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Custo da Cobrança: Como os dados podem ajudar uma empresa a cortar despesas?

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

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Quando as coisas ficam difíceis, a primeira coisa que vem a mente é a redução de custos operacionais, contudo, muitas deixam de observar o custo da cobrança. Entenda como uma estratégia de data quality bem elaborada pode equilibrar os custos e equalizar as contas no final do mês.

Os dados, estão em destaque ultimamente, principalmente levando em consideração a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018). São “queridinhos” e temidos ao mesmo tempo. No entanto, é difícil imaginar uma relação negocial sem o tráfego de dados, estando eles intimamente ligados nesse dilema entre ajudar ou atrapalhar as operações e como no custo da cobrança, por exemplo.

Dados: por que são tão importantes na avaliação do custo da cobrança?

No momento em que se inicia o processo tradicional de cobrança, são realizadas requisições para outras áreas da empresa, buscas na internet, bureaus de informação são acionados, agrega-se diversos dados e, por fim, qual a real informação que se obteve? Todos os dados geraram valor na recuperação de crédito ou muitos deles foram coletados sem necessidade apenas aumentando o custo da cobrança?

Os dados do cliente, de fato, são essenciais. A partir deles, são levantadas estratégias sobre a forma de realização da recuperação de crédito e o custo da cobrança, cabendo uma importante avaliação em relação a sua qualidade e também de sua necessidade.

LGPD e penalizações: até onde o custo da cobrança pode chegar?

Obviamente, não há como falar em dados e não citar a LGPD, bem como suas altíssimas penalizações previstas: que podem ser diárias e possuir o valor de até 2% do faturamento anual da empresa. Indo muito além do custo da cobrança, além das punições financeiras, há a previsão de outras penalizações que podem ser ainda mais severas como, por exemplo, a proibição de exercício de atividades que envolvam o tratamento de dados pessoais!

Considerando que a cobrança está intrinsicamente relacionada a dados, cabe a cada companhia a aplicação do cuidado necessário para o tratamento de dados e na mitigação de riscos, sendo que, em caso de tratamento inadequado o custo da cobrança pode até mesmo inviabilizar o funcionamento de uma empresa.

O custo de se cobrar versus o tempo

A recuperação de crédito é uma corrida contra o tempo, sendo claro que quanto mais rápido recuperado, menor o custo da cobrança. Em relação ao tempo temos a dedicação e esforços de analistas e operadores na busca de informações, o que gera altíssimos custos operacionais.

Ou seja, grande parte do custo da cobrança está na necessidade dedicação humana, decorrente de processos manuais de coleta de dados e, muitas vezes, despadronizados que podem representar maior risco de incidentes e erros de operacionalização.

Usando tecnologia a favor da redução do custo da cobrança

O uso de dados para redução do custo da cobrança envolve todo o mapeamento estratégico sobre quais decisões devem ser tomadas a partir da consolidação de informações de devedores. Muitos devedores são contumazes ou simplesmente não conseguirão pagar a dívida num exato momento e então os esforços da operação podem ser direcionados para outros perfis.

A correta coleta e manipulação de dados atribui uma economia no custo da cobrança, considerando a utilização de ações direcionadas e efetivas para a recuperação do crédito, já que possibilita a descoberta de perfis, bem como dá o direcionamento correto para sua localização.

Ainda falando de tecnologia, a realização de enriquecimento cadastral de forma automatizada, traz benefícios ainda maiores para a redução do custo da cobrança. Referidos processos consistem na obtenção de dados padronizados para a carteira de cliente e, geram ainda mais resultados, quando utilizados de forma customizada. As customizações consistem numa avaliação estratégica das características de cada carteira de cliente, sendo consideradas é um diferencial necessário para a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional.

Quais estratégias de dados podemos utilizar para reduzir os custos em uma operação de cobrança?

A Think Data oferece a seus clientes, por meio de consultoria especializada de sua área de Estratégia e Qualidade, a qual viabiliza a melhor utilização de dados para, dentre outros resultados, reduzir o custo da cobrança por meio de análises aprofundadas do perfil de cada devedor, sendo possível analisar informações socioeconômicas como renda, renda familiar per capita, recebimento de seguro-desemprego, dentre outras diversas informações.

Outro dado que vem se tornando extremamente popular e reduzindo o custo da cobrança é a verificação online e real-time de telefones móveis do devedor que possuem o aplicativo WhatsApp instalado em seus aparelhos, solução também oferecida, de forma exclusiva, pela Think Data. Esta estratégia permite uma maior assertividade em tentativas de cobranças via chatbots e consequente redução de custos no envio de mensagens por este aplicativo ou via SMS.

Com mais uma solução inovadora para a otimização do custo da cobrança, a Think Data conta com solução única no país, 100% aderente à LGPD e que, diante de estudos realizados com seus clientes, foi possível obter um aumento de cerca de 1500% no ROI (retorno sobre o investimento). A Localização Garantida, é uma de solução que, por meio de convênios com os principais aplicativos do país, é possível identificar se um CPF está vinculado a um número móvel específico e se realmente está em uso naquele momento, possibilitando a obtenção de localização (Contato com a Pessoa Certa – CPC) próximos a 100%.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral voltada a redução de custo na cobrança da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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