Imprimir Artigo

Imprimir

Dívida vencida: Quando cobrar e quando esquecer o devedor?

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

Divida-vencida-quando-cobrar-e-quando-esquecer-o-devedor-think-data-thinkdata-televendas-cobranca

Dívida vencida é algo que todas as empresas acabam tendo que lidar um dia. Alguns clientes acabam tendo dificuldades momentânea e regulariza seus débitos com rapidez. Por outro lado, há os devedores de má-fé e contumazes que acabam conturbando as contas das companhias. Daí surge o grande questionamento, qual o melhor momento para cobrar e até quando vale a pena dedicar esforços para recuperar a dívida vencida?

Dívida vencida: quando começa a cobrança?

A cobrança da dívida vencida começa quando inicia a relação entre o cliente e a companhia, seja no comércio ou nos serviços. O marketing irá focar seus esforços em clientes que tem relação com seu produto e/ou serviço. O vendedor irá prestar seu melhor atendimento para conquistar uma fidelização e assim segue todo o processo de realização de um negócio.

Muitos envolvidos na venda ou na negociação, de fato, não possuem preocupação sobre dívida vencida ou quaisquer outras questões de pagamento, preocupando-se apenas em ter seu pacto negocial realizado.

Ao chegar na avaliação de crédito, é realizada uma avaliação do perfil do cliente para observar sua capacidade de pagamento. Se observadas médias ou altas probabilidades de o cliente não arcar com responsabilidades financeiras e vir a possuir dívida vencida e não paga, o crédito, obviamente não será aprovado, reduzindo drasticamente a quantidade de dívida vencida para uma cobrança posterior.

Quando está próximo do vencimento, existem estratégias interessantes que podem evitar a inadimplência de clientes esquecidos ou desorganizados, através do envio de e-mails e SMS indicando a data de vencimento, evitando tornar a dívida vencida.

E quando começar a cobrar ativamente?

Cada estratégia deve ser alinhada de acordo com o perfil da carteira de clientes, considerando o ticket médio, o grau de relacionamento e as causas que o levaram a deixar sua dívida vencida em aberto.

Normalmente, o credor que chegar primeiro do devedor e realizar uma boa negociação terá prioridade quando ele for quitar suas dívidas. Mas encontrar o devedor não costuma ser uma tarefa fácil, muitas vezes a dívida vencida refere-se a contratos muito antigos e existem casos em que o devedor já forneceu dados incorretos sabendo que se tornaria inadimplente.

Dívida vencida com baixo ticket médio costuma ter alto volume e por tal motivo, estratégias com uso de Unidade de Resposta Audível (URA) para filtrar chamadas em call centers ou por meio chatbots que, a cada dia, estão ficando mais inteligentes e humanizado agilizam e otimizam o processo de cobrança.

Dívida vencida: O que ponderar nas estratégias de cobrança?

Há diversos fatores a serem considerados para a avaliação do custo x benefício da cobrança de dívida vencida. Esses fatores envolvem o custo efetivo da cobrança, o tempo gasto, a situação atual do devedor, seu valor para a companhia, despesas judiciais, dentre diversas outras.

Nesse cenário, para que se inicie a negociação de pagamento de dívida vencida, faz-se necessária a localização do devedor. Tarefa que costuma envolver muito tempo de dedicação em elaboração de estratégias, identificação da melhor hora para contato (best time to call) e a realização de parcerias para a realização da atualização de dados necessária no dia-a-dia.

Muitos bureaus de informação, por sua vez, entopem as companhias de telefones, endereços e e-mails. Estes muitas vezes com dígitos errados e em sua maioria desatualizados. Por outro lado, a Think Data, bureau de informações referência no mercado nacional, auxilia seus clientes a localizarem devedores com dívida vencida de forma extremamente otimizada, cabendo ressaltar sua solução Localização Garantida®.

O Localização Garantida® da Think Data é uma solução exclusiva no país e totalmente inovadora, por meio do qual é possível identificar se o telefone indicado do cliente com dívida vencida está ativo e sendo utilizado pelo devedor no momento, o tende a potencializar as chances de obtenção de CPC (Contato com a Pessoa Certa) entre 70% e 80% para negociação das dívidas, garantindo ainda altíssimas taxas de retorno sobre o investimento (ROI).

Como conhecer o perfil atual do cliente devedor?

Além disso, é sempre interessante avaliar o perfil deste cliente com dívida vencida para identificar sua real capacidade de pagamento, adequar negociações ou até mesmo focar as ações em públicos diferentes. Para esta análise, a Think Data conta com informação de renda familiar per capita, focado no público de baixa-renda ou muito jovem – que não possuem uma vida bancária ativa.

As soluções da Think Data são capazes de identificar o vínculo profissional, recebimento de seguro desemprego, bolsa-família e até mesmo óbito (com indicação de data, cartório de registro e localidade), dentre outras diversas informações que visam a otimizar as estratégias de cobrança reduzindo esforços em cenários de baixa probabilidade de retorno.

Dívida vencida: Qual o melhor momento de deixar de cobrar?

Ainda que se utilize soluções inovadoras como as citadas, desenvolvidas pela Think Data, a cobrança de dívida uma hora acaba podendo gerar prejuízo. Faz-se necessária uma ótima gestão no tempo para que se avalie se o valor da dívida compensa o ingresso de uma ação judicial, antes da prescrição do direito, por exemplo.

Sendo viável ou não o ingresso com a ação judicial, o mapeamento da situação financeira do devedor de forma prévia pode afastar esforço desnecessário na cobrança de dívida vencida.

A cobrança de dívida vencida nunca é gratuita, ela envolve muito tempo e energia. Ao mesmo tempo, as dívidas mais antigas vão se tornando a cada dia mais difíceis de serem recuperadas, sendo claro que o credor original (Bancos, por exemplo) nunca dirão a suas assessorias de cobrança quando parar de cobrar, mas cabem a estas empresas o mapeamento de melhores estratégias para aumento na recuperação.

Por mais exigente que seja o mercado de recuperação de dívida  em algum momento é necessário enviá-las para a Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) e deixar de cobrar, o ideal é ser rápido e evitar que isso aconteça, mas ainda mais importante é não permitir que as despesas com a cobrança sejam maiores do que a dívida.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/enriquecimento-cadastral/divida-vencida-quando-cobrar-e-quando-esquecer-o-devedor-116953/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: