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Fraudes em Seguros: A importância da checagem cadastral antes da aceitação de uma apólice

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

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As tentativas de fraudes em seguros são um dos temas que mais assolam este segmento, ocorrendo nas mais variadas vertentes, seja ela do Seguro de Vida, Veículos, Transporte e Patrimônio. Entenda a importância da checagem cadastral como forma de se ter maior segurança antes do aceite de uma apólice

O mercado de seguros terminou o último ano com um crescimento estimado de 12,5% segundo a CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização) – um ótimo resultado frente ao marasmo observados por outros setores econômicos do país. O lado negativo, que fazem estes números não serem ainda melhores é que aproximadamente 15% dos sinistros pagos pelas seguradoras foram para o que consideram como casos suspeitos de fraude (ou sinistro suspeito). E neste ano, as atenções estão redobradas pelas perspectivas de que as fraudes em seguros sejam maiores devido a pandemia.

As fraudes em seguros podem ocorrer de forma premeditada, isso é, o estelionatário contrata a apólice com a intenção clara e manifesta de receber o prêmio daquela apólice através de uma ação de má-fé contra a companhia – e em outros casos, existiu a boa-fé na contratação, contudo, em um acidente de carro, o mesmo indicou ser o responsável por uma batida apenas por causa que o proprietário do outro veículo não possuí seguro. Independente da forma, fraude é fraude e deve ser combatida.

Quais os pontos a se avaliar para reduzir as fraudes em seguros?

De forma macro, não existem um fluxo que contemple ou mitigue 100% dos riscos envolvidos das fraudes em seguros, mas, um dos principais indícios de que uma tentativa de fraude pode estar em andamento está na omissão ou inexatidão das informações cadastrais fornecidas na hora da contratação de uma apólice. Além disso, uma pessoa ou empresa com pendências financeiras pode representar um risco adicional para a seguradora.

O ideal é que essas certificações cadastrais (e de pendências financeiras) ocorram de forma automatizada – assim, se ganha agilidade e torna o processo de aprovação (ou não) de uma proposta menos subjetiva, isso é, dependente da percepção dos profissionais da mesa – reduzindo as fraudes em seguros. Mas como garantir isso? Com o uso da tecnologia

Como implementar tecnologia voltadas à identificação de fraudes em seguros?

O melhor modelo para combater a fraude é a integração de APIs que possibilitem as seguradoras realizarem consultas cadastrais, de pessoas e empresas, de forma totalmente automatizada. E neste cenário, a Think Data, bureau de informações referência em soluções de crédito, cobrança e antifraude, disponibiliza ao mercado o produto Valida Fácil – através dele as companhias podem realiza diversas certificações diretamente às fontes de fé-pública, de forma online. A ideia é que as empresas tenham uma visão clara do perfil do cliente e tomem decisões com maior assertividade de forma a reduzir as fraudes em seguros.

Hoje, a Think Data possuí integração com mais de 400 fontes de fé-pública, processando milhões de requisições mês e se especializando no desenvolvimento de projetos personalizados de acordo com a necessidade de cada área de uma companhia. Dentre as checagens possíveis estão: Status (e foto) do WhatsApp (online e real time) do Telefone Fornecido, Existência de Óbitos, Parentes, Participação Societária, Profissão, Nível Educacional, Situação Profissional no Ministério do Trabalho, Beneficiário do Bolsa Família ou de Seguro Desemprego, Renda Presumida (e Renda Familiar Per Capita), Veículos vinculados dentre centenas de outras informações.

A ideia é que com o uso destas tecnologias e consultas, se consiga, ao final do processo uma maior segurança nas análises para aprovação das propostas identificando informações muito discrepantes entre a proposta e as fontes governamentais. Outro benefício do uso da tecnologia é reduzir o que chamamos de falso positivo, que são aqueles clientes que foram reprovados, mas que com uma melhora no processo de Data Quality, seriam classificados como de baixo risco – aumentando as chances da geração de novos negócios – e claro, redução de fraudes em seguros.

Para conhecer gratuitamente a solução de Enriquecimento Cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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