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Inovação na Cobrança: Quais as boas práticas aprendidas durante a pandemia?

Por: Afonso Bazolli
Em: Enriquecimento Cadastral
Fonte: Think Data

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O ano de 2020 exigiu adaptações em todos os setores da economia. Aprendemos muito com as dificuldades e, devemos destacar a inovação na cobrança como práticas de sucesso realizadas ao longo deste árduo período.

O mercado já vinha evoluindo drasticamente ao longo dos últimos anos, quando a cada dia víamos a inovação na cobrança desde a implantação de URAs (Unidade de Resposta Audível) há décadas atrás, até o atendimento humanizado por meio de chatbots. O que ninguém poderia imaginar seria a abrupta mudança na economia e na forma de trabalhar, diante da necessidade de adoção do regime home office.

De acordo com pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento e o índice de inadimplência entre as famílias brasileiras foram subindo durante o ano de 2020, atingindo a marca 67,5% em agosto, tratando-se de recorde histórico da série iniciada em janeiro de 2010, exigindo-se inovação na cobrança para a recuperação deste crédito.

Gerando inovação na cobrança através do digital

A alta do endividamento, em parte, deve-se ao período em que muitos brasileiros se viram impedidos de exercer duas atividades profissionais, em razão da necessidade de manutenção do distanciamento social para que o contágio da covid-19 fosse evitado. Muitas operações de cobrança foram afetadas por meses, impactando diversas ações de recuperação de crédito, saindo na frente aqueles que implementaram ações de inovação na cobrança.

Primordialmente, a inovação na cobrança teve destaque nos canais digitais, sendo que a cada dia as ações de múltiplos canais tornam-se mais comuns, trazendo resultados expressivamente mais satisfatórios quando comparados a ações tradicionais, já que a cada vez menos pessoas possuem telefones fixos ou atendem números desconhecidos em seus celulares.

Conhecer o devedor permite inovar na cobrança de devedores

A princípio, conhecer o perfil do devedor é uma boa prática que impacta diretamente no resultado. Esta inovação na cobrança é uma chave crítica para o sucesso, já que quanto mais se conhece o devedor, mais fácil a aproximação e manutenção da fidelização – devendo levar em consideração que durante tempos de pandemia, muitos devedores nunca estiveram inadimplentes, cabendo destaque à necessidade de maior flexibilidade em negociações, com maiores quantidades de parcelas para pagamento das dívidas, por exemplo.

Paralelamente a ações com foco no cliente, deve ser destacada inovação na cobrança voltada ao sucesso e satisfação nas equipes que, em grande número estiveram com a operação home office, com impacto no tempo de deslocamento de funcionários, com importante redução no absenteísmo e turnover, reduzindo-se tempo de treinamento de equipe, garantindo times mais engajados e focados em melhores resultados – devendo ser mais uma boa prática a continuar sendo considerada em período pós-pandemia.

Práticas de inovação na cobrança multicanais para aproximação com o cliente para execução da melhor estratégia de contato e correta atualização contam com os serviços da Think Data, bureau de informações referência no mercado de crédito e cobrança do Brasil. As soluções da Think Data possibilitam conhecer a situação profissional do devedor, através de integrações com fontes de fé-pública, por meio das quais é possível identificar o empregador, o recebimento de seguro-desemprego, bolsa-família ou indicação de óbito, por exemplo.

Inovação na Cobrança: Como implementá-las com sucesso em uma operação de recuperação de crédito?

A Think Data conta com soluções exclusivas no mercado nacional, como a tecnologia única no país para a identificação real-time de quais os telefones dos devedores possuem WhatsApp ativo — inclusive com o retorno da foto de perfil. Os clientes da Think Data, durante a pandemia, realizaram mais uma prática de inovação na cobrança, valendo-se desta informação para disparo de SMS para solicitar um retorno do cliente devedor no receptivo das operações, garantindo uma melhora entre 30% e 40% nos indicadores de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Além disso, a solução Localização Garantida da Think Data, foi inovação na cobrança de destaque durante o ano de 2020, por meio da qual é possível localizar devedores, real-time, permitindo que se obtenha indicadores de sucesso no CPC próximos a 100% — esta solução exclusiva garante melhora expressiva dos Indicadores de CPC, aumento da produtividade e com redução de custos relativos à diminuição tempo necessário para a localização dos devedores.

Desta forma, ressalta-se que a Think Data é empresa referência quando falamos em inovação na cobrança e possui especialistas em sua Diretoria de Estratégia e Qualidade responsáveis por fornecer consultoria e suporte considerando as melhores e mais modernas práticas para o aperfeiçoamento sustentável dos indicadores operacionais e financeiros de seus clientes.

Para conhecer gratuitamente a solução de enriquecimento cadastral da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

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