Imprimir Artigo

Imprimir

Análise de dados ganha força entre classificados de carros

Por: Afonso Bazolli
Em: Estratégia e Modelagem
Fonte: Valor Econômico

Analise-de-dados-ganha-forca-entre-classificados-de-carros-televendas-cobranca

Os softwares capazes de receber grandes quantidades de dados para indicar tendências de mercado e gerar receita para companhias são uma das principais tendências do setor de tecnologia. Em maior ou menor grau, esse tipo de sistema tem chamado a atenção de empresas de diversos segmentos, de varejistas a operadoras de telefonia. Os sites de classificados on-line de veículos não costumam ficar no topo da lista de companhias que mais investem em novas tecnologias, mas essa regra parece não valer quando o assunto são os softwares de análise de dados.

Empresas como iCarros, controlada pelo banco Itaú, e WebMotors, do Santander, têm investido em diversos sistemas de análise de dados com o objetivo de agregar novos serviços ao seu negócio tradicional, a venda de classificados digitais. A ideia é fornecer a concessionárias e revendas de veículos informações sobre quais os carros com maior oferta em determinada região e quais os modelos mais difíceis de se encontrar, por exemplo.

“Com esse tipo de dado, o lojista consegue ter uma noção muito melhor de como montar seu estoque”, disse Sylvio de Barros, executivo-chefe do site iCarros. De acordo com o executivo, o trabalho de desenvolvimento dos sistemas de análise de dados é feito internamente. Barros não revela os valores investidos nesse tipo de software, mas disse que é uma das áreas que mais consomem investimentos da companhia. O iCarros não divulga dados de faturamento.

O WebMotors optou por criar uma central on-line para revendedores, site que reúne informações sobre demanda e oferta na região em que o lojista está. Para aprimorar os sistemas que “mineram” esses dados, o site WebMotors contratou consultorias de tecnologia, afirmou Ronaldo Rondinelli, superintendente-executivo da companhia, sem mencionar nomes.

Está também nos planos do iCarros, para 2013, a criação de um site que concentre informações para lojistas. Segundo Barros, a companhia vai se concentrar no desenvolvimento de mecanismos de busca mais sofisticados para revendas e concessionárias.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/estrategia-e-modelagem/analise-de-dados-ganha-forca-entre-classificados-de-carros-18430/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: