Imprimir Artigo

Imprimir

Como o Big Data pode ajudar os negócios

Por: Afonso Bazolli
Em: Estratégia e Modelagem
Fonte: Nexxera

Como-o-big-data-pode-ajudar-os-negocios-televendas-cobranca

Você já imaginou como seria se sua empresa tivesse acesso a um grupo tão valioso de dados sobre seus consumidores que pudesse ajudá-lo a diminuir drasticamente os riscos das tomadas de decisão e a aumentar exponencialmente a satisfação de seus clientes, com ofertas mais assertivas de produtos e serviços? Muitos executivos estão em busca deste cenário de sucesso por meio de investimentos em Big Data. Esta foi a conclusão de um estudo recente da NewVantage Partners, feito com profissionais de mais de 50 grandes empresas. Os resultados mostraram que 85% deles já têm iniciativas em curso nesta área e que os investimentos são altos: mais de 75% investem mais de R$1 milhão por ano. O tema é importante e, por isso, ajudaremos você a entendê-lo melhor.

O que é Big Data?

Atualmente, qualquer atividade realizada no ambiente digital gera algum tipo de dado. E, como praticamente tudo o que fazemos hoje tem alguma ligação com a tecnologia, existe um volume enorme dessas informações disponíveis para processamento. É isso o que chamamos de Big Data. Conseguir transformar este conteúdo em conhecimento de valor é o grande desejo das empresas em todo o mundo, uma vez que os resultados desta análise podem levar a decisões mais assertivas e, consequentemente, um desempenho melhor nos negócios.

Por onde começar?

O primeiro passo é olhar para sua empresa e entender os desafios a serem superados por meio do uso do Big Data. Basicamente, antes de buscar as respostas você deve formular as perguntas certas. E somente após este diagnóstico inicial, será o momento de buscar um parceiro para implementar a melhor solução para o seu negócio.

Os principais benefícios

Ter informação de valor sobre seus clientes permite um processo mais efetivo de tomada de decisão. Isto não é novidade e, atualmente, este tipo de dado pode ser conseguido por meio de processos de Business Intelligence (BI) e Business Analytics (BA). A principal vantagem do Big Data é a aceleração do tempo de resposta: algo que demorava 30 minutos para ser descoberto pelos métodos “tradicionais” pode levar apenas 30 segundos, por exemplo. Isto gera impacto positivo na eficiência operacional e financeira de uma empresa e promove ganhos de velocidade, escala, economia e segurança.

Para que este quadro seja possível, é necessário investir na integração entre o Big Data e as áreas tradicionais de análise de mercado da empresa. Afinal, dados são apenas dados se não são analisados de forma correta. A união entre as disciplinas é o que tornará viável a geração de conhecimento real sobre os clientes e contribuirá com o crescimento dos negócios.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/estrategia-e-modelagem/como-o-big-data-pode-ajudar-os-negocios-80751/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: