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8 Dicas para fidelizar seu cliente no E-commerce

Por: Afonso Bazolli
Em: Fidelização
Fonte: E-commerce News

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Por: Nayara de Sousa

1) Variação no Mix de produtos

Não tem coisa mais chata do que entrar em uma loja e ver sempre o mais do mesmo. Se você quer fidelizar um consumidor apresente novas opções de produtos para que haja interesse em estar sempre acessando sua loja virtual. Se este não for seu pensamento, todo seu investimento será apenas para trazer novos clientes, mas sem garantia nenhuma de uma segunda venda para este mesmo consumidor. Esta dica também é para empresas que trabalham com produtos específicos e segmentados, procure novidades no seu segmento, mesmo que a sua única variação seja de cor.

2) Produção de conteúdo de qualidade

Vá além do óbvio. Como a loja virtual não tem vendedores físicos e nem produtos tangíveis a melhor forma de persuadir seu consumidor é através da descrição do produto e das maneiras que você puder demonstrar que aquele produto é o ideal para ele. Não descreva apenas as informações técnicas sobre o produto, mas o descreva como se tivesse criado aquele produto, fale sobre o conforto, a qualidade, as habilidades, use vídeos e por que não destacar as fontes e imagens de veículos de comunicação nos quais ele fora destaque. Se sua plataforma e-commerce não der suporte para este tipo de material use um blog ou outras redes sociais! E claro, insira o link na página de venda do produto.

3) Variação na forma de pagamento

Ofereça o máximo de meios de pagamento que lhe for possível. Há consumidores que só confiam nos intermediadores, há outros que só nos pagamentos diretos e ainda outros que utilizam apenas boleto bancário. Seja como for, o melhor é sempre dar opções a ele e não correr o risco do consumidor abandonar o carrinho.

4) Canal de atendimento

Se você quer que o consumidor volte a sua loja ofereça um canal de atendimento de qualidade. Nos dias de hoje está na moda querer ser ouvido, e se antes o consumidor não perdia seu tempo detalhando as falhas da experiência de compra hoje ele empenha o máximo que pode para falar bem ou mal. Sendo assim, ofereça telefones de atendimento, canais de sac, redes sociais sempre atualizadas e endereço do estabelecimento. Feito isso, não apenas ofereça uma forma dele chegar até você, mas vá até ele. Tenha agilidade em resolver um problema de troca ou eventualidades que acontecem com os produtos e entregas, envie um e-mail perguntando o que achou da experiência de compra, peça que envie uma foto para sua rede social com ele usando o produto, demonstre que a opinião dele é importante para a loja e certamente ele se sentirá parte do seu negócio.

5) Ofereça benefícios

Todo mundo adora receber presentes e com seu cliente não é diferente, seja um desconto na próxima venda, um e-mail marketing com produtos exclusivos e com desconto para clientes especiais, ou um brinde surpresa que chegou junto ao produto, a alegria de se sentir “lembrado” certamente será relevante para ele.

6) Mantenha cada coisa em seu lugar

Mesmo que aqui na agencia a equipe sempre as categorias e menus de uma loja virtual com as prateleiras de uma loja física ainda assim há muitos empresários que não dão à devida atenção.

A loja virtual precisa ser objetiva, a intenção é que realizar a compra online seja mais rápido do que ir à física, mas se sua categoria está desorganizada e os produtos se tornam difíceis de serem encontrados o seu consumidor terá uma experiência de compra ruim.

Mantenha cada produto em seu devido lugar, com palavras fáceis se serem pesquisadas, facilite o acesso de seu consumidor e evite pageviews desnecessários.

7) Seja sociável nas redes sociais

Hoje em dia o melhor canal de divulgação é através das redes sociais, afinal, é o mais barato e o que traz resultados mais rápidos. As redes sociais inclusive facilitaram e agilizaram o “boca a boca” dos consumidores, que podem te trazer mais clientes ou destruir a imagem de qualquer empresa. Sendo assim, para que seu foco seja sempre a primeira opção, mantenha sempre contato com seus consumidores e também com os amigos mais próximos deles, tratar possíveis clientes com carisma e atenção de garante muitos pontos com ambos.

8) Frete Grátis

Existem muitos consumidores que enxergam o frete grátis como algo essencial, e por isso ofereça sempre que possível, principalmente para as grandes capitais com São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, caso seu foco seja as regiões mais distantes e você enxergue isso como algum tipo de prejuízo, para que não seja confundido com favoritismo continue oferecendo outros benefícios citados acima que não prejudique a sua venda e sua imagem com estes consumidores.

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