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Como fidelizar clientes: O cliente, o casamento e as ideias simples

Por: Afonso Bazolli
Em: Fidelização
Fonte: Marcelo Caetano

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Por: Marcelo Caetano

O relacionamento com um cliente se assemelha ao de um casamento. Pode parecer exagero, mas não é. Assim como com nossas esposas (e maridos!), o matrimônio cria a sua rotina, mas é importante saber sair dela de vez em quando: um bom jantar, um show, aquele presente especial, uma viagem no fim de semana… todas essas ações evitam que o casamento se torne monótono.

E o vendedor precisa ter cuidado semelhante com seus clientes. Por vezes, é necessário surpreender. Não se assuste, já que, normalmente, não há necessidade de megalomanias, mas ideias simples, tais como um convite para jantar ou para assistir aquele esperado jogo de futebol em sua cidade. Ou mesmo fugir do padrão e partir para algo diferente: já pensou em levar seu cliente para pescar ou para uma corrida de kart?

As boas ideias para manter a chama do relacionamento aceso são as mais simples. Pense sempre em formas de reforçar os pontos fortes de sua marca. E, se, por exemplo, uma de suas qualidades é o cuidado com o setor de pós-vendas? Por que não convidar seus clientes a conhecer a área de pós-vendas, seus esforços para a troca de mercadorias e para manter a eficiência no atendimento?

A qualidade dos produtos desenvolvidos em sua fábrica está acima da dos seus concorrentes? Não hesite em chamá-los para conhecê-la. Explique como funciona o cuidado na escolha de fornecedores, os processos usados e desenvolvidos para garantir a qualidade, os investimentos feitos na segurança dos colaboradores. Isso reforça a visão que se tem a respeito da sua companhia e pode dar importantes pontos na sua próxima passagem pelo cliente.

Além disso, a pesca, o kart, o jogo de futebol, a visita à fábrica – independente da estratégia usada – é a oportunidade ideal para conversar a respeito dos negócios, compreender a necessidade dos clientes e falar mais sobre a nova linha de produtos ou as inovações por trás da linha já conhecida.

Nunca se esqueça de que o bom vendedor sabe transformar o tempo em um aliado. Ou seja, se a empresa na qual você trabalha não está aberta a esse tipo de iniciativa, que tal sugerir algo do tipo?

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