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Dicas para fidelizar o seu cliente

Por: Afonso Bazolli
Em: Fidelização
Fonte: E-Commerce News

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Por: Felipe Martins

Um cliente entra no seu site, faz a compra e assunto encerrado, certo? ERRADO!

Conquistar um novo cliente é muito mais difícil e mais caro do que manter os clientes que já compraram com você e tiveram uma boa experiência.

Fidelizar o seu cliente por si só já traz alguns benefícios muito importantes para seu negócio. Por exemplo: um cliente fidelizado, sempre verificará sua loja antes de ir pesquisar o concorrente; se você continuar mantendo o seu bom atendimento e produtos atrativos, ele não terá motivos para comprar no concorrente.

Ou seja, ele manterá seu fluxo de caixa sempre aquecido. O cliente fiel sempre te recomenda; ele passa a fazer a chamada “propaganda boca a boca” para seus conhecidos e, sem nenhum custo extra, você terá mais clientes. Viu como você tem muitas vantagens em fidelizar o seu cliente?

Algumas ações mais comuns são desenvolvidas em quase todas as grandes empresas para garantir que o seu cliente esteja sempre por perto. Ao longo do prazo, essas ações, a qualidade dos produtos e o seu atendimento poderão tornar seus clientes consumidores fieis do seu negócio.

• E-mail marketing: Adquira uma ferramenta de marketing comportamental para disparos de e-mails com conteúdo relevante para seu cliente. Não apenas só enviar ofertas, crie para o seu público um conteúdo que faça com que ele tenha prazer em receber seus e-mails.

• Acompanhamento das redes sociais: Sua empresa estará nas redes sociais, você querendo ou não. Se você não tiver uma página alguém irá criar. Por isso, crie o perfil do seu negócio nas principais redes e faça o monitoramento. O importante é alimentar com conteúdo relevante e também responder de forma rápida as perguntas que irão aparecer por lá.

• Manutenção e segmentação da sua base de dados: Manter o banco de dados organizado é fundamental para o seu negócio. Que tal agora aprimorar mais o seu banco e segmentar seus clientes, por exemplo, pela sua frequência de compra? Dessa forma você vai conseguir mapear o comportamento deles e traçar ações específicas para cada grupo.

• O Atendimento pós-venda: Mostrar para o seu cliente que você quer saber se ele teve uma boa experiência com o produto, experiência de compra, atendimento, etc, é fundamental. Tenha atendentes preparados para receber e resolver as mais diversas críticas. E mostre-se, verdadeiramente, interessado em resolver os problemas apontados.

• Cupons de desconto: É sempre complexo lidar com cupons de desconto, porque isso significa mexer no seu orçamento. Mas vale a pena utilizá-los de maneira sensata. Você se lembra da segmentação da sua base de dados que sugerimos? Então, você poderá utilizar os cupons, por exemplo, para clientes que tenham pouca ou nenhuma frequência de compra na sua loja, estimule-os a comprar mais com você, mostre-os que a experiência de comprar em sua loja é boa e que ele só tem a ganhar em ser seu cliente. ;)

Por fim, o cliente já fidelizado tem o que chamamos de menor sensibilidade aos preços; isso significa que um cliente feliz com o seu produto, atendimento e loja não vai procurar o concorrente por pequena diferença no preço dos produtos.

Aproxime o seu cliente, e torne-o fiel!

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