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Marketing de conteúdo para treinar, reter e fidelizar seu cliente

Por: Afonso Bazolli
Em: Fidelização
Fonte: Resultados Digitais

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Por: Larissa Neves 

Estamos habituados a compartilhar muitas dicas valiosas aqui no blog sobre estratégias de Marketing de conteúdo focados em conversão e na gestão de Leads, então hoje vamos mudar um pouco o foco e mostrar como é possível utilizar seu repositório de conteúdo para treinar, reter e fidelizar seu cliente. E o melhor, com esforço reduzido, pois é possível aproveitar os conteúdos que sua empresa já tem e criar alguns outros para complementar.

Mas antes de ir direto ao ponto em como fazer, vamos deixar mais claro por que é importante essa estratégia e quais são seus benefícios.

Principais vantagens do marketing de conteúdo para quem já é cliente

Como já falamos algumas vezes, investir em uma estratégia de conteúdo traz muitos benefícios como um todo para seu negócio, e alguns deles podem ser notados claramente ao colocar em prática ações de conteúdo dedicadas afim de fidelizar quem já é cliente. Lembre-se que ao produzir conteúdo próprio sua empresa cria um ativo de Marketing que vai perpetuar por anos em sua estratégia, ao invés de apenas “alugar” espaços de outras empresas com a compra de anúncios.

Um dos benefícios do conteúdo para clientes é a economia de tempo dos seus vendedores, consultores e suporte. Tendo conteúdo de qualidade disponível para consulta, seu cliente poderá acionar seus colaboradores menos vezes e cada vez mais resolver suas dúvidas por conta própria. Além disso, mesmo sem ficar ligando e visitando seus clientes várias vezes, sua empresa estará sempre presente, criando uma proximidade e desenvolvendo ainda mais a confiança que eles tem em relação à sua empresa.

Tenha certeza que o conteúdo realmente agrega valor para o seu cliente, pois se isso for verdade, ele achará que o conteúdo também poderá agregar valor para outras pessoas e então vai recomendá-lo e compartilhá-lo com seus contatos, ampliando o alcance do material.

Educar seu cliente e estar sempre próximo a ele para solucionar suas dúvidas tanto em relação ao seu produto quanto em relação à estratégia de negócio que o seu produto apoia, é uma ótima forma para reter clientes e promover novas vendas ou upgrades.

Os benefícios estão claros, certo? Agora confira algumas dicas de como fazer acontecer.

Conteúdo para treinar seu cliente

Para treinar seu cliente é importante disponibilizar conteúdos que facilitem o uso e tirem dúvidas mais técnicas sobre o seu produto/serviço. Existem diferentes formatos que podem cumprir esse objetivo:

Artigos em uma central de ajuda: conteúdos técnicos e respostas a dúvidas frequentes precisam estar à mão para seus clientes consultarem sempre que quiserem. Crie um repositório consistente com esse tipo de conteúdo e tenha certeza de que seus clientes tem um acesso fácil à essa página. Um exemplo para esse tipo de conteúdo é a nossa Central de Ajuda do RD Station com vários artigos segmentados sobre todos os temas que envolvem o produto.

Manuais, tutoriais e checklists: passo a passo e conteúdos mais visuais como vídeos e infográficos são ótimos para aprendizado rápido e para garantir que seu cliente aprenda realmente a utilizar sozinho seu produto e prepare bem requisitos para o seu serviço.

Dia de treinamento: aqui na Resultados Digitais promovemos uma vez por mês um dia de treinamento via hangout exclusivo para clientes sobre um tema específico e o resultado é sempre muito bom. Ficamos mais próximos de nossos clientes e ensinamos tudo que sabemos para que o cliente extraia o melhor resultado com nosso produto. Depois do evento também enviamos o vídeo gravado para todos clientes que se inscreveram, tanto os que participaram quanto para o que não conseguiram comparecer. Esse passo é muito importante para fidelizar seu cliente e atrair possíveis novos clientes.

Conteúdo para retenção do cliente

Treinar o cliente já é uma forma de retê-lo, mas só isso não é suficiente. Algumas vezes, se não marcamos presença fica difícil manter os clientes conosco, então é primordial ter uma estratégia de conteúdo com o objetivo de retenção de clientes, pois é muito mais barato manter um cliente feliz e satisfeito do que conquistar novos o tempo todo.

Alguns materiais que cumprem esse objetivo:

Materiais que respondem dúvidas específicas: seu cliente muitas vezes quer encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema, por isso conteúdos mais objetivos, que vão direto ao ponto em um determinado tema facilitam o uso do seu produto ou serviço de forma estratégica para seu cliente e garantem que ele veja valor no que comprou e continue utilizando, sem desistir. Nesse caso os conteúdos não são técnicos como tutoriais, um bom exemplo seria o nosso Webinar sobre Como criar Landing Pages efetivas, onde falamos exclusivamente com quem quer tirar dúvidas sobre esse tema específico.

Conteúdos segmentados: uma forma de agregar ainda mais valor é entregar conteúdos específicos para o negócio dos seus clientes, pois atraem muito mais a atenção do público específico e fazem o cliente notar que sua empresa fala a mesma língua que ele. Recentemente lançamos um eBook exclusivo para agências e consultorias de marketing em que o resultado foi uma taxa de conversão acima de 70% na Landing Page.

Treinamentos ao vivo de temas de negócio: webinars sobre temas de negócio ajudam seu cliente a entender melhor o valor do seu produto em uma estratégia específica e o ajuda a ter conhecimento de maneiras de tirar mais proveito do seu produto para alcançar suas metas e objetivos.

Conteúdos institucionais que apresentem a solidez do seu negócio: lançar releases e enviar por email sempre que algo importante acontece na sua empresa possibilita que o cliente confie ainda mais e conheça melhor os valores da sua empresa, para que esteja confortável em contar com seus produtos e serviços.

Agora você já sabe como usar o marketing de conteúdo para treinar e fidelizar seus clientes, mas ainda é possível ampliar a estratégia e colher frutos ainda melhores.

Conteúdo para upgrades e novas vendas para clientes

Como eu já disse anteriormente, é mais fácil manter um cliente do que trabalhar o tempo inteiro para conquistar novos, e uma boa forma de ter ainda mais sucesso é fazer vendas recorrentes e maiores para quem já é seu cliente.

Para isso, prepare os seguintes conteúdos:

Lançamento de novos produtos, serviços ou funcionalidades: faça um post no seu blog, envie por email e divulgue nas suas redes sociais. Seu cliente só saberá sobre suas novas ofertas se elas forem divulgadas com eficiência para despertarem a atenção, o interesse, o desejo até o cliente tomar uma ação e comprá-las. Quanto mais seu cliente conhecer e confiar na sua empresa, mais ele continuará comprando.

Estudos de caso: tangibilizar o que sua empresa pode entregar é essencial como ferramenta de venda tanto para conquistar novos clientes quanto para vender novamente para clientes atuais. Apresente como outros clientes estão tendo sucesso com seus produtos e serviços para ficar mais fácil de seu cliente visualizar onde poderá chegar ao efetuar essa compra. Essa dica é essencial principalmente para vendas complexas em que o cliente não consegue nem ver e nem pegar na mão o que está comprando, por isso precisamos encontrar novas formas de tangibilizar.

Prepare esses conteúdos com qualidade de uma forma que realmente agregue valor para seus clientes e tenha certeza de que eles sabem que esses materiais estão disponíveis. Depois nos conte qual foi o resultado, esse com certeza é um bom caminho para manter seus clientes fidelizados e a rentabilidade da sua empresa

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