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Como é ter um negócio “open”?

Por: Afonso Bazolli
Em: Gestão
Fonte: Época Negócios

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Nos tempos atuais, não adianta ter medo da cópia, que virá cedo ou tarde. Então, o que fazer? Mudar a estratégia. Pense seu negócio pela lógica “open”

Dentro da cultura maker, muito se fala sobre colaboração, agilidade e abertura. Muita gente tem medo e é avesso à abertura por historicamente termos sempre fechado nossos projetos por medo da cópia, da concorrência. Mas, vivemos um novo tempo, certo? A China copia ou irá copiar tudo que pensamos e de maneira muito mais rápida. Então, o que fazer? Mudar a estratégia. Começar a pensar seu negócio a partir de uma nova lógica. E por que não através da lógica “open”?

Um dos projetos mais bem-sucedidos dentro deste mundo é o Open Desk. Quando você visita o site Opendesk, você pode pensar, à primeira vista, que está em frente a uma loja de design de móveis, pois há centenas deles. No entanto, por detrás existe um modelo inovador de co-criação, fabricação e distribuição.

Todos os produtos oferecidos na plataforma são executados através de fabricação digital. Ou seja, eles podem ser reduzidos a um arquivo digital pronto para ser interpretado por uma máquina. A fabricação digital, a partir de um computador e de um software de 3D ou CAD não é algo novo industrialmente. O novo neste modelo é que os arquivos de fabricação são acessíveis sob licenças abertas. Ou seja, qualquer um pode fazer o “download” do projeto e fabricar. Estamos falando de algo vivo, aberto.

O modelo econômico também é inovador. As licenças de usuário estão abertas para uso pessoal. Se você tem uma fresadora digital em casa e quer fazer uma cadeira da Opendesk para o seu uso, você pode “baixá-la” gratuitamente. No contexto de uma utilização comercial ou de uma pessoa que não tenha uma máquina de controlo numérico à mão, a Opendesk a coloca em contato com um local de fabricação próximo de casa que irá produzir o móvel, ganhar por ele e recompensar o designer que o projetou. A Opendesk desenvolve uma relação ganha-ganha através da abertura.

Como assim?

- O designer publica seu trabalho abertamente e logo de cara já ganha por ser reconhecido globalmente. Um designer de cadeiras de São Paulo pode fazer com que um cliente produza seu projeto em Paris e receba uma remuneração por cada um de seus móveis fabricados;

- A oficina que irá fabricar o objeto ganha um novo tipo de serviço e pode vender peças de designer do mundo todo, como diferencial;

- O cliente pode comprar um produto fabricado localmente e pode ainda customizá-lo.

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