Apr
18

Descubra o que mais tem feito os brasileiros ficarem com o nome sujo

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Seu Crédito Digital
17 de abril de 2023 - 17:04

Descubra-o-que-mais-faz-brasileiros-ficarem-com-nome-sujo-televendas-cobranca-3

De acordo com a plataforma de serviços financeiros, 44,3% dos entrevistados estão com o nome sujo e somente 24,4% disseram que nunca ficaram negativados anteriormente. A pesquisa também indica que o número de pessoas negativadas têm aumentado desde o último ano.

No ano anterior, o mesmo levantamento apontou que somente 28,9% estavam negativados, logo, subiu para 53,2% o número de pessoas endividadas. Além disso, no ano anterior, 32,9% dos entrevistados responderam que já estiveram com atraso nas contas anteriormente. Ou seja, houve um aumento de 56,5% de pessoas novamente com dívidas.

O que tem causado o endividamento dos brasileiros?

Mais de 46,1% dos entrevistados da pesquisa revelaram que um dos principais motivos que estão levando os brasileiros ao nome sujo são o cartão de crédito e os crediários (compras parceladas em lojas).

Essas formas de pagamento têm juros bem altos, o que leva ao endividamento dos seus clientes. As taxas do cartão de crédito passaram de 343,6% em outubro, enquanto as do crediário podem alcançar 6% ao mês, de acordo com o site Melhor Taxa.

O levantamento mostrou que as contas de aluguel também contribuíram para a negativação dos brasileiros, com um aumento de 43,9%. As contas de luz e água também endividaram 58,7% das pessoas neste ano.

Média do número e tempo das dívidas

O levantamento também coletou dados sobre a média do tempo, número e valor das dívidas dos grupos entrevistados. Segundo a pesquisa, a média do valor total das contas em atraso é de R$ 2.632,75.

Análise dos grupos endividados

O levantamento mostra que adultos entre 35 a 44 anos são os que mais têm o nome sujo, correspondendo a 47,5% dos endividados, enquanto os jovens entre 18 e 24 anos são o grupo com menor negativação no nome, em que 46,8% afirmaram que nunca ficaram em atraso com as dívidas.

74,4% dos indivíduos de 18 a 24 anos que estão negativados disseram ser a primeira vez que enfrentam essa situação. Desses jovens, 37,1% estão com o nome sujo a menos de um ano e 41,8% tem somente uma dívida.

A pesquisa também revela que 46% dos entrevistados responderam que não têm como pagar as dívidas de acordo com o seu atual orçamento e esse percentual aumenta ainda mais na faixa etária de pessoas acima de 65 anos. Nesse grupo, 62,5% afirmam que não têm condições de quitar as contas em atraso.

Como era de se esperar, as classes sociais com maior endividamento são a classe C, D e E, com 45,9% de pessoas desses grupos com o nome sujo. Por outro lado, nas classes A e B, esse percentual diminui para 27,6%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: