Imprimir Artigo

Imprimir

Líderes x Gerentes: Há diferenças reais? – Por Daisy Blanco

Por: Daisy Blanco
Em: Gestão
Fonte: Redação

Lideres-x-gerentes-ha-diferencas-reais-por-daisy-blanco-televendas-cobranca

Grande parte dos textos sobre estratégia organizacional são dirigidos para os “líderes”, ou seja, em sua grande parte voltados para profissionais que estão no topo do comando decisório das empresas. Parece deixado de lado a importância e a dinâmica das operações diárias, aquelas rotinas que precisam ser executadas a cada santo dia e que fazem as coisas acontecerem e as metas finalmente atingidas.

O trabalho daqueles que estão na operação parece ser tão simplório que muitos executivos sequer querem saber o que essas pessoas fazem por acreditar que por ser rotina é desnecessário. Para ressaltar a importância do operacional Peter Drucker dizia: “Antes de se chegar aos resultados desejados precisamos organizar os recursos da instituição para alcançar esses resultados. É essa organização que torna a instituição – seja um negócio, uma igreja, uma universidade, um hospital ou um abrigo – capaz de produzir resultados”.

Evidente que o trabalho tantos dos líderes como dos gerentes precisa ser bem-sucedido para que possa produzir resultados sustentáveis. Os líderes precisam estar focados no mundo externo, analisar mercados, pesquisar tendências, estarem profundamente ligados ao “core business” da sua organização. Precisam inventar o futuro, abrir novas estradas e fronteiras organizacionais e esboçar os melhores caminhos. Por esse motivo a sua energia deverá estar centrada nas linhas estratégicas, na visão inspiradora e fundamentalmente na contínua mobilização das pessoas sob sua liderança.

Por outro lado, os gerentes precisam estar visivelmente centrados no mundo interno da empresa, nos processos internos organizacionais, em atender às necessidades das suas equipes e ajudá-las a render o seu máximo potencial. A atenção deverá estar fortemente focada nos planos táticos que deverão ser cumpridos à risca para que as metas traçadas atinjam os objetivos estratégicos definidos pela alta direção. Na realidade, a função dos gerentes é a de “traduzir” aquelas metas desafiadoras estabelecidas pela liderança para que se torne um linguajar entendido por todos dentro da organização.

Assim sendo, enquanto os líderes falam em visão, missão e objetivos estratégicos, os gerentes precisam ter desenvolvido um revolucionário conjunto de indicadores de desempenho para que possam entender quando estão fora da rota definida pelos seus líderes e dessa maneira voltarem – rapidamente – aos trilhos organizacionais.

Para finalizar, fica essa pergunta no ar: “Em que categoria você se enquadra agora?”.

Vale considerar que, seja em que categoria você se enquadre agora, poderá desenvolver-se, basta querer, acreditar que é possível, se esforçar bastante e ser um indivíduo emocionalmente inteligente.

Excelente trabalho a todos !!!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/gestao/lideres-x-gerentes-ha-diferencas-reais-por-daisy-blanco-58361/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: