Imprimir Artigo

Imprimir

Ser o solucionador de problemas pode lhe tornar menos produtivo

Por: Afonso Bazolli
Em: Gestão
Fonte: Professores do Sucesso

Ser-o-solucionador-de-problemas-pode-lhe-tornar-menos-produtivo-televendas-cobranca

Por: André Cruz

Você gosta de resolver problemas?

Você se envolve na resolução de problemas quer sejam eles seus ou aqueles dos outros?

Cuidar de cada problema que chega até você pode na verdade torna-lo menos produtivo.

Você precisa se perguntar se resolver os problemas está fazendo o trabalho acontecer, ou simplesmente criando mais trabalho para você.

Resolver problemas não é igual a ser produtivo

Eu recentemente trabalhei com uma pessoa que era conhecida dentro da empresa por ser um resolvedor de problemas.

Eles sempre podiam contar com ela para se jogar em qualquer situação para ajudar a resolver o último problema. Por conta disso, ela era sempre muito solicitada quando uma crise aparecia.

Ironicamente, essa mesma pessoa era conhecida por não completar suas próprias tarefas e por estar regularmente atrasado em seus entregáveis.

O problema não é o problema

Se jogar para resolver cada problema não é produtivo.

De fato, isso na verdade pode ser procrastinação disfarçada de produtividade.

“Algumas vezes o problema não precisa ser resolvido. Algumas vezes o problema é justamente a interrupção. ”

Algumas pessoas passam a maior parte de seu tempo resolvendo problemas ao invés de fazer aquilo que precisam fazer. Elas se jogam em cada problema que encontram ao invés de se concentrar em seu trabalho.

As empresas podem serão tão culpadas quanto, gastando milhares de reais resolvendo questões que não eram problemas ou mesmo importantes.

Isso lhe soa familiar?

Veja 5 razões porque resolver todo problema que aparece pode ser antiprodutivo:

1)     O problema não é um problema – resolver problema parece ser algo produtivo, e também faz você se sentir bem. O problema reside em que muitos problemas não são problemas. Eles são meramente obstáculos. Meça sua responsabilidade corretamente;

2)     O problema te tira de sua tarefa – não use os problemas como uma desculpa para procrastinar. Problemas são uma grande distração de tirar sua atenção das tarefas e fazer com que você não termine seu trabalho;

3)     Fazer o trabalho de outras pessoas – se você quiser resolver os problemas de todas as outras pessoas, eles estarão mais do que desejosos de que você faça isso. Infelizmente, você não pode fazer o trabalho de todas as outras pessoas e também fazer o seu trabalho;

4)     Resolver problemas que não precisam ser resolvidos – alguns problemas não valem o tempo e esforço necessário para serem resolvidos. Ou eles não são verdadeiramente um problema (veja o item número 1) ou eles serão resolvidos com o tempo;

5)     Resolver problemas que já foram resolvidos – não gaste uma quantidade enorme de tempo em problemas que já foram resolvidos. É desperdício de esforço. Um grande exemplo é quando as empresas tentam construir sua própria solução para alguma coisa que o mercado já produziu.

À procura de um problema

Antes de você ficar excitado e derrubar o problema atual, pare e pergunte-se se ele é realmente um problema.

É realmente necessário deixar seu trabalho de lado e colocar sua produtividade em pausa? Ou é apenas uma distração?

Lembre-se, você não pode resolver todos os problemas… e nem todos os problemas precisam ser resolvidos.

Pergunta: Resolver problemas faz você deixar de lado suas tarefas e impedindo que faça seu trabalho?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/gestao/ser-o-solucionador-de-problemas-pode-lhe-tornar-menos-produtivo-53331/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: