Imprimir Artigo

Imprimir

Consumidor já pode comprar roupas pela internet sem medo de errar o tamanho

Por: Afonso Bazolli
Em: Notícias
Fonte: Exame

Consumidor-ja-pode-comprar-roupas-pela-internet-sem-medo-de-errar-o-tamanho-televendas-cobranca

A proximidade do fim do ano e, consequentemente, a chegada de datas comemorativas faz com que o setor de varejo comece a intensificar a oferta de produtos. O setor de moda é um dos mais procurados quando se trata de presentear alguém, por exemplo. Neste contexto, o consumidor não apenas busca peças com preços acessíveis, mas também se preocupa em encontrar a que melhor se adeque ao seu corpo ou ao corpo de quem será presentado. Saber as medidas é o caminho mais efetivo para evitar todo o trâmite de troca de produto que se torna comum após os períodos de alta nas vendas. A tradicional prova de roupa nas lojas – a presencial – ainda funciona bem, mas e quando se trata de compras pela internet?

A Sizebay, ferramenta de provador virtual lançada em agosto de 2015, é um exemplo de empresa que inovou no setor moda e trouxe facilidade ao processo de compra. Ela baseia-se na ciência da antropometria, ou seja, conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano. Assim, evita que a peça não sirva, economizando tempo com troca. Lojas online renomadas, como Posthaus, Malwee, Carmim, TVZ e Aleatory já estão usando a Sizebay.

Segundo a Sizebay, após a implementação da plataforma, as lojas revelaram queda no número de ligações em seus SACs, junto com a queda do número de trocas de pedidos online. “Por mais que o e-commerce seja muito utilizado no Brasil, é comum ouvir opiniões desfavoráveis à compra de roupas pela internet. Mesmo que muitas lojas virtuais disponibilizem as medidas dos tamanhos de suas peças, fica difícil para o consumidor se medir e imaginar a roupa em seu corpo”, conta Marcelo Bastos, Diretor Comercial Sizebay. “A Sizebay é a solução para facilitar a compra online de roupas. O trabalho fica todo com o algoritmo da plataforma. Para o consumidor, é divertido e simples!”, explica.

De acordo com a empresa, a principal dúvida do consumidor é se a peça irá servir em seu corpo. “Sem poder experimentar a roupa, cerca de 35% dos clientes desistem de comprar a peça em um e-commerce”, diz.

Como usar provador virtual?

O uso da Sizebay é muito simples. Basta que o consumidor encontre o produto de maior agrado e clique em “provador virtual”, disponibilizado nos sites que utilizam a plataforma. “Então, ele preenche altura, peso, idade, informações sobre tórax, cintura e quadril e só: o programa deduzirá qual é o melhor tamanho de roupa para ele”, conta Marcelo.

Para maior precisão, o usuário que desejar pode ainda adicionar medidas de seu corpo, em centímetros. “E caso não tenha fita métrica, é possível imprimir uma com a ajuda da plataforma”, explica Bastos.

A ferramenta facilita a compra principalmente porque cada marca tem suas próprias modelagens. Então, o P de uma marca pode não ser do mesmo tamanho que o P de outra. Assim, o provador online, na hora da implementação, se adequa aos moldes de cada marca, tendo pouquíssima margem de erro.

A adoção do provador reduz em até 30% o abandono de carrinho devido a desconfiança do tamanho e também reduz consideravelmente as trocas e devoluções. Com isso, o beneficiado é justamente o cliente que compra com mais confiança e com 99% de garantia de que o item servirá em seu corpo, tendo que se preocupar apenas com qual cor de peça levar.

Mais rapidez e segurança em compras online

Basta que o consumidor preencha uma vez suas características para que o sistema grave suas medidas, não sendo necessário repetir a operação na mesma loja. Inclusive, conforme ele vai preenchendo, a figura da pessoa no provador virtual se modifica, gerando maior identificação com ele.

Entre as informações pedidas, temos gênero (masculino ou feminino), altura, peso e idade, que pode ser colocada em meses, caso a compra seja para um bebê. Após essa parte, o sistema calcula as medidas do corpo sozinho. Aí, o consumidor pode aumentar ou diminuir, caso seja necessário. Depois, é só ver a recomendação de tamanhos.

Após a “prova”, consumidor também confere como cada peça irá se adaptar às suas medidas, por exemplo, se ficarão justas, largas ou adequadas no busto, na cintura e no quadril, por exemplo. Para usar o provador virtual, o consumidor precisará acessar as lojas online onde a plataforma já está instalada, como a loja online da Malwee. Então, é só preencher e “experimentar” quantas peças quiser.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/noticias/consumidor-ja-pode-comprar-roupas-pela-internet-sem-medo-de-errar-o-tamanho-67467/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: