Imprimir Artigo

Imprimir

Para dormir bem, livro impresso é melhor do que tablet, diz estudo

Por: Afonso Bazolli
Em: Notícias
Fonte: Veja

Para-dormir-bem-livro-impresso-e-melhor-do-que-tablet-diz-estudo-televendas-cobranca

Luz emitida pelos aparelhos eletrônicos prejudica a produção de melatonina e a qualidade do sono

Para dormir bem, é melhor ler um livro impresso do que um e-book, afirma um estudo divulgado na segunda-feira. Os pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital de Boston, nos Estados Unidos, compararam os efeitos biológicos de ambos os tipos de leitura antes de dormir. O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Cada um dos doze voluntários leu um livro antes de dormir durante cinco dias e um livro digital em um iPad outros cinco dias. Quando liam na tela iluminada, os participantes demoravam em média 10 minutos a mais para pegar no sono e tinham 10 minutos a menos de sono REM. Amostras de sangue revelaram que eles tinham níveis mais baixos de melatonina, hormônio relacionado ao sono, representando um atraso no ciclo circadiano de uma hora e meia.

“Aqueles que liam livros em tablets levaram mais tempo para dormir, tinham menos sono à noite, e sua produção de melatonina (que induz ao sono) se reduzia”, explica a autora do estudo e pesquisadora de Ciências do Sono do hospital de Boston Anne-Marie Chang.

Luz — Os pesquisadores acreditam que essa alteração do sono acontece devido ao tipo de luz emitido por telas eletrônicas. Todo tipo de exposição a luzes artificiais pode atrapalhar o nosso relógio biológico — que conheceu apenas a luz natural por milhares de anos —, mas a luz azul emitida por luzes fluorescentes e de LED são mais prejudiciais. Dessa forma, leitores digitais não apresentam risco, desde que a iluminação deles esteja desativada.

“Os ritmos circadianos naturais do corpo são interrompidos pela luz de ondas curtas, conhecida como luz azul, que provém desses aparelhos eletrônicos”, continuou Anne-Marie.

O estudo mostrou ainda que os leitores que usam tablets dormem uma hora mais tarde do que os outros e estão menos despertos no dia seguinte, mesmo depois de oito horas de sono. Investigações anteriores haviam demonstrado o efeito da luz azul na secreção de melatonina, mas seus efeitos no sono ainda não haviam sido estudados, disseram os cientistas.

Eles acreditam que o uso desses aparelhos, principalmente entre crianças e adolescentes, “desempenha um papel ao perpetuar a falta de sono”, tendência que se agrava há meio século. Por esse motivo, os pesquisadores pedem investigações sobre as consequências, para a saúde, de seu uso em longo prazo.

(Com Agência France-Presse)

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/noticias/para-dormir-bem-livro-impresso-e-melhor-do-que-tablet-diz-estudo-43117/