Imprimir Artigo

Imprimir

Porto Seguro compra a carteira de veículos da AIG

Por: Afonso Bazolli
Em: Notícias
Fonte: Valor Econômico

Porto-seguro-compra-a-carteira-de-veiculos-da-aig-televendas-cobranca

Por: Daniela Meibak

A Porto Seguro anunciou um acordo para a adquirir a carteira de seguros de automóveis da AIG Seguros Brasil, sem detalhar valores da operação. A transação envolve a transferência de aproximadamente 25 mil apólices de seguro de automóveis, incluindo certificados e endossos, o que corresponde a cerca de 0,5% da frota do grupo brasileiro.

O presidente da companhia, Fabio Luchetti, afirmou em entrevista ao Valor que a estratégia anterior da AIG era ganhar participação de mercado, por isso trabalhava com preços baixos. Assim, a carteira se assemelha à da Azul Seguro Auto. A aquisição da carteira foi feita via marca Porto Seguro, mas na renovação os clientes poderão ficar nessa mesma bandeira ou ser direcionados, conforme o perfil, para as linhas Azul ou Itaú.

A transferência de carteira está sujeita a condições precedentes, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Segundo Luchetti, a operação pode ser concluída em 60 dias, se seguir o prazo da transferência da carteira da Chubb, concluída no fim de agosto. Até que as condições sejam atingidas, a carteira continua sendo administrada pela AIG.

Essa não é a primeira aquisição da Porto Seguro no ano. No fim de agosto, a companhia anunciou a conclusão da transferência da carteira de automóveis da Chubb do Brasil, operação que teve a finalidade de reforçar o posicionamento no segmento de veículos de alto valor, com incremento do seu portfólio no produto premium. A carteira adquirida representava 2,7% dos prêmios da carteira da Porto.

O presidente afirma que a empresa foi procurada em ambos os casos, e que não tem estratégia ativa de avançar via aquisições. “A princípio, não temos outras aquisições a caminho. Estamos abertos a possibilidades, mas não procuramos”, disse o executivo.

Para Luchetti, adquirir carteiras sempre tem riscos. “As pessoas que gostariam de estar conosco já estão, então não há garantia de fidelização de cliente em uma operação como essa. Por isso, sempre olhamos a qualidade da carteira, quais são os corretores, para estimar uma retenção que gere equilíbrio.”

O executivo afirma ainda que a Porto Seguro costuma ser procurada para adquirir carteiras de outros grupos por ser líder de mercado, “para que a transição [de clientes] seja feita da melhor forma possível”. “Existe uma preocupação dessas seguradoras mundiais de que decisões estratégicas como essas não afetem a marca da empresa com o processo de transferência dos clientes.”

No fim do segundo trimestre de 2016, segundo o último balanço disponível, a companhia tinha uma frota de veículos segurados de 5,52 milhões de unidades, uma expansão de 7% em relação à frota de 5,16 milhões de unidades um ano antes. Os prêmios auferidos somaram R$ 2,24 bilhões de abril a junho, avanço de 6,8% ante 2015.

Dentro das operações da companhia, a maior frota segurada fica na Porto Seguro Auto, com 2,35 milhões de unidades, seguida pela Azul Seguro Auto, com 1,88 milhões de veículos, e Itaú Seguros Auto, com 1,29 milhões.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/noticias/porto-seguro-compra-a-carteira-de-veiculos-da-aig-66584/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: