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Como o seu produto é reconhecido pelas pessoas?

Por: Afonso Bazolli
Em: Opinião
Fonte: Ideia de Marketing

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Por: Jonatan Fortes

A experiência de marca que é proporcionada aos seus clientes é parte de todo o impacto que fica – e reverbera – em cada ponto de contato. O reconhecimento e as características, bem como a impressão que fica na cabeça do cliente vai realizar parte da próxima venda, pois a cada dia mais consumidores se baseiam na opinião de pessoas próximas antes de fechar um negócio.

A referência vale para qualquer produto ou serviço. Com as redes sociais, a facilidade de realizar comparativos e até mesmo o fato de muitos produtos estarem cheios de reviews e resenhas na internet faz com que a experiência de uso mude completamente a forma que as empresas lidam com suas marcas. E o que está sendo feito para deixar nos clientes a impressão adequada com a sua marca?

A ‘marca’ é muito mais do que o logotipo, o slogan, a embalagem ou o nome que o seu produto ou serviço carrega. A marca é o impacto, o que fica gravado na memória, a experiência em forma de lembrança. A sua marca é o que o cliente vai dizer para o amigo. É o que fica marcado no coração (ou no bolso!).

Se existe uma experiência magnífica, o valor não é considerado. O coração fala mais alto, a repetição acontece, há indicação, o relacionamento fica mais estreito. Mas se o produto ficou aquém do esperado, o bolso sente o impacto, torna o processo desgastante e passa a ser um problema na vida do consumidor. Experiências de marca elevam o padrão do produto ou deixam sua reputação arrastar pelo chão.

Confira abaixo três pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de realizar a entrega da marca – conforme as suas promessas – indicando em cada ponto de contato os valores e o real sentido de consumir aquele determinado produto ou serviço:

Faça as ideias se conectarem: pense na coerência, se a marca promete originalidade, que tudo seja assim, que um elemento levante a bola para o próximo, que cada detalhe se conecte por um mesmo fio, que o cliente perceba que tudo está levando para o mesmo resultado. Eis a experiência!

Alimente os pontos de contato: sempre que houver um momento de contato com o cliente vale a pena levar a experiência para outro patamar. Mesmo que não seja no momento de uso, os pontos de contato com a marca são importantes para deixar a memória sempre bem alimentada. Surpreenda!

Entregue o que foi combinado: se o produto promete um sabor incomparável, nada de ser parecido com aquele achocolatado ou com o aroma daquele biscoito recheado. Se for comparar com alguma coisa, que seja com o sabor da infância, com o lanche da vovó, mas não com o produto que fica na prateleira de baixo. Promessa é dívida!

Cumprir suas promessas, além de manter a relação de confiança vai fazer com que o seu produto seja “de verdade” e isso vai tornar a experiência de uso inesquecível! Não esqueça que a marca é o seu principal ativo, surpreender o cliente com elementos que lembrem o motivo pelo qual ele escolheu o seu produto alimenta o relacionamento. Agora conte pra gente, como a sua marca está surpreendendo os clientes?

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