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Qual o momento adequado para realizar uma pesquisa de satisfação interna?

Por: Afonso Bazolli
Em: Opinião
Fonte: Smark

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Ouvir colaboradores é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa.

As pesquisas de satisfação internas – ou ‘de clima organizacional’ – são importantes para entendermos como as equipes percebem a gestão da qual fazem parte e como elas se sentem em relação a isso. Essas apurações ocorrem para elucidar alguns indicadores, como satisfação, engajamento e envolvimento dos colaboradores, e também servem como norte em ações internas de administração. Além disso, tem a função de harmonizar o ambiente de trabalho. Mas, quando é a hora certa de fazer um estudo desse tipo e como se devo agir?

Qual é a cultura da empresa?

De acordo com a consultora de recursos humanos, Paula Pfeifer, é necessário exercer um olhar crítico e voltado para a cultura da organização. Por exemplo: existe o hábito de ouvir os funcionários? Se a rotina da empresa é baseada em uma gestão de comando e controle, qual o sentido de uma pesquisa de clima?

Paula lembra que, “se há uma cultura organizacional, que ouve as equipes com frequência e que possui líderes preparados para crer no que os colaboradores dizem, a pesquisa é desnecessária – formalmente falando –, pois gestores e líderes estarão em constante contato com os funcionários e, por consequência, já saberão ‘ler’ as situações”. Contudo, quando uma organização não tem a proximidade com os colaboradores em seu DNA, aplicar uma pesquisa de clima faz todo sentido para começar a desenvolver essa ‘cultura do ouvir’

Reconheça os líderes

Antes de qualquer processo de pesquisa, é necessário perceber quem – entre seus colaboradores – exerce liderança frente as equipes e estimular o desenvolvimento desse profissional. Em seguida, deve-se analisar se esses chefes estão preparados para ouvir. Tanto líderes como gestores devem estar engajados em entender colaboradores e em acreditar que as respostas da pesquisa vão ser úteis.

Quais aspectos devem ser levados em consideração durante uma pesquisa de clima organizacional?

  • Além das lideranças, são vários os pontos que precisam ser analisados. Podemos destacar algumas questões que referendam possíveis mudanças a serem implementadas:
  • Relação entre os colaboradores no ambiente de trabalho.
  • Remuneração e benefícios adquiridos pelos colaboradores.

A partir desses aspectos, a pesquisa resultará em índices que tornam menos penosos os ajustes necessários.

E quais são os principais indicadores?

Satisfação, felicidade no ambiente de trabalho, remuneração e identificação com os propósitos da organização podem ajudar a mapear o clima dentro da empresa. Mas, Paula Pfeifer, faz um alerta: “O engajamento tem a ver com o envolvimento, o comprometimento, os propósitos e com o quanto a pessoa se envolve nos processos da companhia”, conclui a especialista.

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