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Bruce Dickinson: “Mundo digital facilita tratar pessoas como estatísticas e clientes, mas só o relacionamento cria fãs”

Por: Afonso Bazolli
Em: Qualidade
Fonte: Cantarino Brasileiro

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A palestra de encerramento do Ciab trouxe a visão do empresário, piloto e vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, sobre o mundo dos negócios. O músico apresentou casos de empresas que a princípio não tinham o melhor produto, mas fizeram sucesso porque tinham fãs ao invés de clientes. Ele citou a Apple que no início oferecia design revolucionário, mas poucos softwares para operar em seus computadores. “As pessoas compravam porque ela era um símbolo. Quase uma religião”, disse.

Dickinson disse que quando lhe perguntam se ele gosta dos clientes de suas empresas, sua resposta é negativa. “Não gosto de clientes, gosto de fãs. Quando um fã entra numa loja de rock você tem certeza que ele vai comprar alguma coisa porque é para isso que ele foi lá. Já um cliente muitas vezes olha, critica e não compra nada”, afirmou.

Segundo o músico, para transformar clientes em fãs é fundamental ter relacionamento. “É preciso falar com as pessoas. Descobrir o que elas realmente querem e não pedir apenas que preencham formulários. O mundo digital tem uma tendência de padronizar tudo, mas quando a pessoa foge deste padrão é preciso pegar o telefone e falar com uma pessoa de carne e osso. Só assim se cria relacionamento de verdade e se conquista fãs”, disse.

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