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Natura, cliente da Actionline, conquista 3º lugar em pesquisa sobre qualidade de atendimento no Brasil

Por: Afonso Bazolli
Em: Qualidade
Fonte: Redação

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Segundo o levantamento elaborado pela revista EXAME em parceria com o Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC) em 2013, a Natura ficou em 3º lugar entre as 50 melhores empresas. A Natura é a única empresa que esteve entre as Top 5 nas cinco edições do ranking.

A Actionline atua no Brasil há 13 anos e faz parte do Grupo WPP, maior conglomerado mundial de serviços de comunicação. Há sete anos atende a Natura e, no final de 2012, passou a prestar-lhe todo tipo de serviço. “Ficamos muito felizes, pois entendemos que esta conquista é um reconhecimento significativo ao esforço que fazemos e só tende a engrandecer o relacionamento da Actionline com a Natura”, declarou Luis Sanchez, Vice Presidente da Actionline Brasil.

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Além do atendimento, que começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização. O quarto ranking EXAME/IBRC de Atendimento ao Cliente revela que, pela primeira vez, a nota geral das empresas caiu. Realizado pelo Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), trata-se da mais importante pesquisa sobre qualidade de atendimento feita no país. Os brasileiros estão mais exigentes com as empresas. Ao longo da última década, mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam na pirâmide social e passaram a ter acesso a produtos e serviços antes inalcançáveis.

A análise é dividida em quatro etapas. Primeiro, o IBRC ouve mais de 3.000 consumidores em 99 cidades para descobrir por quais empresas foram bem ou mal atendidos. Depois, envia um questionário às companhias, realiza testes com clientes ocultos e faz uma rodada de conversa com os clientes das 100 empresas mais citadas.

Ao final de quatro meses, chega ao ranking das 50 melhores e das 50 piores, e à média final da qualidade do atendimento.

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