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05 razões pelas quais as suas estratégias de e-mail marketing fracassam

Por: Afonso Bazolli
Em: SMS/Voice/Boletos/Email
Fonte: Akna

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Muitas vezes subestimado, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta do marketing digital. Com alto ROI (em português, Retorno Sobre Investimento), é um veículo de comunicação que permite uma alta taxa de conversão e uma entrega de mensagem eficiente. Mas mesmo sendo capaz de gerar tantos benefícios, por que muitas empresas não conseguem alcançar resultados favoráveis com a ação? A resposta para essa pergunta está relacionada a algumas razões. Conheça e aprenda como evitá-las!

  • Envio de e-mail não autorizado
  • Mensagens pouco atrativas
  • Frequência indevida de envio
  • Falta de profissionalização no envio do e-mail marketing
  • Falta de mensuração de resultados

1 – Envio de e-mail não autorizado

A primeira regra para que sua estratégia de e-mail marketing seja eficiente é a de somente enviar mensagens com autorização. É extremamente desrespeitoso e invasivo encaminhar e-mails sem o consentimento do dono da conta. Por isso, em hipótese alguma compre mailings ou utilize de maneira indevida informações que você já possui para entrar em contato com seus clientes e prospects. Para que a ação de e-mail marketing seja realmente funcional, tenha sempre a permissão de seu envio. Isso evitará que o leitor marque a mensagem como spam ou que peça para que seu endereço seja retirado da lista.

2 – Mensagens pouco atrativas

Se você produz e envia um e-mail marketing estático, com um design pouco eficiente e uma mensagem padrão, sem nenhum atrativo, com certeza seu e-mail nem será lido: irá direto à lixeira. Como na internet tudo é muito dinâmico, é preciso desenvolver um conteúdo que realmente seja um diferencial, que desperte a curiosidade do leitor, que o faça aprofundar mais na mensagem e a querer clicar em outros links que o permitirão saber mais sobre o que está sendo dito.

3 – Frequência indevida de envio

Neste ponto, o desenvolvedor da estratégia de marketing digital pode “pecar” tanto pelo excesso quanto pela falta. Lotar a caixa de e-mail de alguém com mensagens diárias, não é uma boa ação, pois o leitor pode vir a sentir-se incomodado com tamanha frequência. Porém, se você enviar uma mensagem de dois em dois meses, sua marca não será lembrada da maneira que você espera que ela seja. Por isso, planeje seus envios. Estabeleça períodos que não sejam considerados invasivos pelos leitores. E como fazer isso? Pergunte-os sobre qual o período em que gostariam de receber as mensagens.

4 – Falta de profissionalização no envio do e-mail marketing

Não dá para ter uma estratégia de envio de e-mail marketing eficiente, com baixo custo de operacionalização, se você não dinamiza as expedições dos materiais. O sucesso de sua ação está diretamente atrelado à plataforma utilizada. Para ter resultados mais eficientes, procure por uma que ofereça um sistema integrado ao seu CRM, e-commerce ou site. Opte por um programa que tenha um ambiente de fácil utilização, que permita a personalização das ações, classifique os motivos de erros, controle e-mails repetidos ou inválidos, etc. Tudo isso fará com que seu e-mail marketing seja um sucesso!

5 – Falta de mensuração de resultados

Toda estratégia precisa ser mensurada para que se possa verificar sua funcionalidade. No caso do e-mail marketing, não é diferente. Para conseguir avaliar com precisão os resultados de sua ação, tenha uma plataforma de envio integrada ao Google Analytics e opte por opor uma que gere automaticamente relatórios de visualização e cliques. Assim, ficará muito mais fácil encontrar os melhores direcionamentos para sua ação.

E então, gostou de conhecer quais são as razões pelas quais as estratégias de e-mail marketing fracassam? Agora que você já sabe o que fazer para ter sucesso nesta ação, comece já a colocar em prática tudo o que aprendeu aqui!

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