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E-mail e SMS: como usar cada um para melhorar os resultados?

Por: Afonso Bazolli
Em: SMS/Voice/Boletos/Email
Fonte: Mutant

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Com a consolidação da internet e da tecnologia móvel, a comunicação direta das pessoas mudou por completo. Praticamente tudo pode ser acessado na palma da mão: sites, mídias sociais, e-mail, SMS — entre muitas outras possibilidades.

Como esses recursos são extremamente práticos e simples, o SMS e o e-mail são métodos muito eficientes de contato entre marca e cliente. Em razão disso, essas duas modalidades de interlocução podem gerar excelentes resultados para o seu negócio.

Quer descobrir como? Então confira este conteúdo para aprender a utilizar as melhores estratégias de e-mail e SMS!

E-mail

O e-mail nada mais é do que uma forma de diálogo mais direta e pessoal. Veja a abaixo as modalidades mais utilizadas hoje em dia.

1 – E-mail marketing

É o uso de e-mail em campanhas de marketing digital, com o intuito de fomentar e manter o relacionamento com o público-alvo e melhorar as vendas e a retenção de clientes. A automação de campanhas e a segmentação de perfis provêm melhorias expressivas em sua aplicação. Elencamos abaixo os exemplos mais comuns de e-mail marketing.

Newsletter

E-mail que tem maior probabilidade de engajamento e qualificação de consumidores. É nessa modalidade que você deve descobrir qual tema é do interesse do seu lead (futuro cliente) e, dessa forma, encontrar o melhor modo de chegar até ele, resolvendo dúvidas e seus problemas.

E-mails transacionais

São disparos de desconto em datas comemorativas, informativos, lembretes, confirmação de compras, troca de senhas etc.

São fundamentais para a satisfação e fidelização da clientela. É bastante eficaz se for automatizado corretamente, ou seja, seu envio deve estar sempre de acordo com as demandas e particularidades de cada consumidor.

E-mails de nutrição de leads

Servem para aumentar o interesse de compra do seu cliente. Funciona assim: uma pessoa que já fez um primeiro contato, fornecendo seus dados pessoais, pode entrar para o funil de vendas — escala de engajamento que é dividida em 3 níveis: atração, consideração e decisão —, chamado de e-mail de nutrição de leads.

São disparos automatizados em que uma marca guia seus clientes propensos para as fases do funil, para que assim eles estejam aptos a receber uma oferta e decidir fechar negócio.

2 – E-mail corporativo

Nada mais é do que o endereço de e-mail com o nome da empresa. Muitos gestores ainda não compreendem a relevância que o e-mail corporativo tem perante a imagem de um empreendimento, mas isso é essencial para fazer parte de uma estratégia de marketing 360 graus, por exemplo.

Certamente você já deve ter contemplado por aí alguma instituição com o domínio @yahoo, @hotmail, @gmail.com, entre muitas outras populares. Há algum problema nisso? A princípio, não, uma vez que são ótimos grupos. Entretanto, isso transmite amadorismo, ainda mais quando se trata de competitividade de mercado. Veja a seguir alguns benefícios do e-mail corporativo para sua empresa.

Credibilidade

Imagine que o seu estabelecimento comercial se chama “Eletrônicos Baratos”. Se o contato é “atendimento@eletronicosbaratos.com” em vez de “eletronicosbaratos@gmail.com”, qual gerará mais confiança ao público? Pois é, não é necessário pensar muito.

Arquivamento

O e-mail corporativo permite um gerenciamento mais completo. Com ele, é possível acessar documentos de forma ágil, criar subdivisões, otimizar a integração e encontrar mensagens facilmente, a fim de oferecer um bom atendimento em todos os setores (interno e externo).

Suporte

Criar um endereço eletrônico profissional com o apoio de uma empresa de hospedagem permite uma assistência constante, com suporte em caso de falhas de servidor e demais problemas que podem ocorrer por diversos motivos.

Nessa solução, porém, sua marca estará menos exposta a erros do que um servidor grátis e convencional, no qual a resolução de panes no sistema é ineficiente e lenta, dependendo da plataforma utilizada.

SMS

Muitos negócios ainda subestimam o potencial do SMS, um recurso moderno, eficiente e consolidado quando o assunto é marketing, envio de informações e relacionamento com clientes.

Essa ferramenta tem um vasto alcance e um excelente timing. Se bem empregada, pode melhorar ainda mais a interação entre as partes. Existem inúmeras formas de aplicar essa tecnologia em benefício da sua marca. Veja a seguir alguns tipos de SMS.

1 – SMS Promo

É um dos tipos de SMS mais lançados pelas empresas. Baseia-se em enviar mensagens para os clientes com o objetivo de anunciar produtos/serviços e fazer promoções.

Ele permite enviar ofertas exclusivas para o público-alvo mais fiel, evidenciando como ele é importante. Além disso, também é possível realizar sorteios por meio de mensagens de texto, convidando as pessoas a interagir com a marca para participar das campanhas.

2 – SMS Link

É uma modalidade que direciona os contatos para uma página web, tornando-se uma forma dinâmica de elevar o engajamento dos consumidores.

Fazer o uso do SMS Link para divulgar a página e as mídias sociais da empresa ou para direcionar o público até websites com conteúdos relevantes é uma ótima estratégia de CX.

3 – SMS Institucional

Foi elaborado para fortalecer a imagem de uma empresa. É ideal para divulgar os pontos fortes e os diferenciais do negócio, salientando para os leads as razões para se tornarem clientes.

4 – SMS Teaser

É uma mensagem de texto que tem o intuito de chamar a atenção da clientela, deixando-a curiosa para receber a próxima. É muito usada para divulgar lançamento de produtos e serviços, fomentando uma expectativa a seu respeito.

Exemplo de SMS Teaser: “Prepare-se para vivenciar uma experiência memorável na sua sala. Vem aí a nova geração de televisores da marca X. Aguarde.”

5 – SMS Felicite

É um dos mais utilizados atualmente, pois permite parabenizar clientes em datas comemorativas (aniversário, Dias das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Black Friday, Natal etc.), intensificando a relação com cada um deles.

É possível aproveitar esses momentos para enviar cupons de desconto, promoções ou facilidades no prazo e na forma de pagamento.

E-mail + SMS: uma combinação de sucesso

Unir essas duas estratégias é a chave para colocar uma marca em evidência no mercado e vender mais. Para isso, existem diversas maneiras:

usar o SMS para atrair assinantes para a newsletter, concedendo uma opção de resposta ao SMS para fazer a inscrição;

promover campanhas com marketing cruzado, com o envio de breves mensagens via SMS e e-mails mais completos — ambos com a mesma finalidade —, para direcionar uma campanha, um produto ou um serviço;

levantar os gostos e preferências dos clientes com pequenas perguntas via SMS para criar e-mails mais atrativos e personalizados — o usuário só terá que responder “sim” ou “não” à mensagem disparada.

Esperamos que este conteúdo o tenha ajudado a compreender como usar e-mail e SMS nas estratégias de marketing da sua empresa. Se você investir nesses recursos, certamente gerará uma experiência memorável para o seu público e, em breve, conquistará uma fatia de mercado engajada com a sua marca.

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