Imprimir Artigo

Imprimir

4 ferramentas de gestão de vendas realmente eficientes

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: Exame

4-ferramentas-de-gestao-de-vendas-realmente-eficientes-televendas-cobranca-3

Por: Priscila Zuini

Como fazer uma gestão de vendas eficiente?

Respondido por Marcelo Ortega, especialista em vendas

A palavra de ordem em gestão é descomplicar, especialmente em vendas, onde o tempo é nosso grande desafio e as decisões precisam ser diretas e rápidas.

Gerentes de vendas sofrem ao implantar métodos de gerenciamento e monitoramento com sua equipe. Falo isso com conhecimento de causa, por que liderei vendedores por mais de 10 anos.

Aprendi com o tempo que o melhor controle que podemos ter é aquele que é usado por todos do time comercial e que, para convencer profissionais de vendas a preencherem relatórios, temos que mostrar o significado desta tarefa.

Sem isso, qualquer sistema ou método, não se aplica a vendas. Eu indico quatro controles poderosos e realmente eficazes:

1. Mapa de oportunidades: um controle visual, esteticamente importante para mostrar lacunas de oportunidades. Trata-se da relação (em forma de referência cruzada) de clientes x produtos ou serviços comprados ou que possam ser vendidos ainda.

É simples e provoca o vendedor a sair da zona de conforto.

2. Agenda Produtiva: não basta fazer agenda, ela precisa evitar perda de tempo e dispersão. Vendedor que faz sua agenda na medida em que faz seu mapa de oportunidades, cria mais compromissos relativos a obtenção da meta.

3. Pipeline (funil de vendas): é um funil que simula o processo de vendas. Na entrada estão os clientes em prospecção, depois vem qualificação no contato inicial, levantamento de necessidades, apresentação de proposta, negociação e fechamento, enfim.

Quantos clientes chegam na saída do funil (no negócio fechado)? Se a cada 10, nenhum está comprando, há algo errado, de modo geral. Por que perdemos clientes no começo da venda? Por falta de preparo para criar interesse e desvendar motivos de compra.

4. Forecasting (previsão de vendas): em que semana do mês atual ou dos próximos meses fecharei este ou aquele cliente? Campeões de vendas controlam isso muito bem e sabem o período que irão fechar os negócios em andamento.

Ajuda a ter previsões mais assertivas e assim, a empresa programa investimento em estoque e demais necessidades para seu modelo de venda e entrega.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/televendas/4-ferramentas-de-gestao-de-vendas-realmente-eficientes-47461/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: