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5 passos para aumentar a produtividade do seu time de vendas

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: Agendor

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Por: Fernanda Balieiro

Com premiações e até preparação física, você pode fazer com que sua equipe de vendas entregue mais resultados

Seus vendedores têm conseguido render como esperado? Se a resposta for negativa, é natural que o rendimento precise ser aperfeiçoado. Por outro lado, você já parou para pensar que, mesmo com as metas batidas, seus resultados poderiam ser ainda melhores? Independentemente do atual desempenho do seu time de vendas, aumentar a produtividade é sempre importante.

Sua equipe de vendas deve, constantemente, contar com suporte, incentivos e recursos para ser cada vez mais eficiente. É um processo cíclico que evita a acomodação, a insatisfação e a aquisição de hábitos improdutivos com o tempo.

Por isso, no artigo de hoje, preparamos 5 boas práticas a serem seguidas para fazer sua equipe de vendas produzir, se motivar e vender mais.

1. Compartilhe a relevância das suas metas

Trabalhar com metas pode não ser uma novidade para você e seus vendedores, mas a questão é se eles sabem a importância que esses objetivos possuem para suas atividades diárias e o futuro da empresa. Por isso tanto se fala em compartilhar metas e deixar a visão e missão bem claras, afinal, é relevante que o seu time de vendas entenda como a contribuição deles vai interferir nos resultados globais da companhia.

Ao compreenderem que a produtividade de cada um tem papel decisivo, certamente se sentirão mais motivados para exercer o trabalho.

2. Ouça as sugestões do seu time de vendas

Um dos passos mais importantes para aumentar a produtividade é ouvir as ideias de quem justamente você espera melhorar o desempenho. Se os seus vendedores têm algum problema ou sugestões para melhorar os rendimentos ou o ambiente de trabalho, considere o que eles têm a dizer.

A participação deles é importante para gerar melhorias nos processos, caso você acate as demandas, integração e, principalmente, motivação — uma vez que eles percebem que as suas ideias são valorizadas pela empresa.

3. Premie os vendedores mais produtivos

O reconhecimento certamente é um dos principais fatores de incentivo para um profissional que precisa render mais. É frustrante para um vendedor que se empenha não se sentir prestigiado, ao menos com um “muito obrigado” ou um feedback construtivo.

Desse modo, é importante fazer com que ele note que, com as metas batidas, haverá uma recompensa alinhada aos seus esforços. Você pode trabalhar com diversos prêmios, como promoções, viagens, comissões, descontos em serviços etc.

4. Treine o seu pessoal constantemente

Se você projeta um melhor desempenho para sua equipe de vendas, então eles precisam renovar sua preparação periodicamente. É fundamental colocá-los em cursos e treinamentos para que possam renovar ou adquirir novas habilidades, como criatividade, marketing pessoal e empreendedorismo; bem como aprender a trabalhar com novas ferramentas, como softwares de gerenciamento comercial e de projetos.

Vendedores estagnados não aprimoram sua produtividade e, pior, têm dificuldades em aumentar seus resultados.

5. Incentive a prática de atividades físicas

Ao ver o título desse tópico você pode até tê-lo estranhado por ser um tanto quanto diferente dos demais, não é verdade? Pois é.. queremos colocar em foco o problema sedentarismo.

De acordo com matéria da Exame, o sedentarismo custa ao mundo US$ 67,5 bi por ano. Imagine quanto está custando a sua empresa?

A falta de atividades físicas é uma situação que afeta a produtividade dos seus colaboradores no trabalho. Para evitar isso, você pode fechar parcerias com academias ou incentivar a prática de alguns exercícios antes do expediente ou após o almoço. Uma equipe preparada fisicamente, além de ser mais saudável, possui mais emoções positivas, qualidade de vida e disposição para entregar resultados melhores.

É interessante avaliar os diversos meios para aumentar a produtividade do seu time de vendas. Com atitudes que geram integração, reconhecimento, premiações, treinamentos e condicionamento físico, você pode trabalhar a motivação da sua equipe sob diversas perspectivas. Basta conhecer bem seus vendedores, monitorar seu desempenho e entender, junto deles, seus problemas e de que forma eles poderão render mais e melhor.

Uma boa ferramenta para gestão comercial pode ajudar seu time a obter uma rotina mais produtiva.

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