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Dicas para Melhorar sua Gestão de Vendas

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: Smart NX

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Por: Guilherme Honório

Para que sua equipe de vendas funcione sempre de forma eficiente e gerando bons ciclos de prospecção, é importante que os gestores destes times comerciais possuam uma conduta transparente e estarem próximos dos profissionais do seu time comercial.

Pequenos empresários e até gerentes de vendas de grandes empresas, devem garantir e prover em suas equipes comerciais o suporte de negócios e a organização necessária das atividades, para manter seu time sempre motivado e extrair o máximo em performance e fechamento de vendas.

Abaixo listamos 03 dicas que rapidamente podem apoiar o processo de gestão de qualquer equipe de vendas, principalmente as que executam processos muito ativos de captação telefônica:

1. Um bom gerente deve ser acessível para sua equipe

Assumir um cargo de gerente de vendas significa obter a autoridade necessária para tomar decisões rápidas e ganhar a autonomia necessária para demandar sua equipe. Porém, isso não deve significar ostentar demais esse poder ao ponto de atuar de forma controladora ou arrogante.

É importante obter o equilíbrio certo entre acessibilidade e autoridade.

Uma maneira dos gerentes de vendas conquistarem isso é sendo um verdadeiro líder de equipe, definindo-se como um exemplo positivo para o seu time comercial seguir.

Seja energético, motivador e sempre fiel à sua palavra.

Gerentes que são acessíveis a toda a equipe de vendas ganham rapidamente a confiança do time, e podem rapidamente ajudar a superar qualquer situação que impacte na produtividade do time.

2. Incentive sua equipe, mas não se envolva emocionalmente

Perder um contrato importante ou situações de desentendimento com seu cliente no momento da entrega devido a “combinados” ou promessas não cumpridas, muitas vezes deixam os profissionais de vendas em situações delicadas e até desestimulados.

É importante para o moral da equipe que estes profissionais sejam capazes de se recuperar de uma rejeição ou críticas ao invés de acalorar discussões, estados de mau humor que só acabam por criar ambientes negativos para todo o escritório comercial.

A boa gestão de vendas significa incentivar e instrui corretamente sua equipe a não se envolver emocionalmente e assumir compromisso pessoais com os clientes de sua carteira ou conta.

Desta forma será muito mais fácil e simples de lidar com situações adversas e toda a comunicação do time fluirá sempre na mesma direção.

3. Não crie dependências operacionais com sua equipe de vendas

Há uma linha tênue entre a gestão de uma equipe e realmente executar os trabalhos para eles. Muitas vezes os gerentes se deparam com situações de prazos apertados ou que simplificam o processo partindo para a execução das atividades.

Os gerentes de vendas devem incentivar sua equipe a tomar decisões por si mesmos, reduzindo ao máximo a dupla gestão da prospecção ou da conta dos clientes. A ideia é que os profissionais de venda busquem sempre fechar novas vendas por conta própria.

Este modelo de gestão irá garantir que sua equipe desenvolva habilidades comerciais próprias, liberando o os gerentes para atuarem de forma mais estratégica principalmente na redução dos custos e dos ciclos de fechamento das vendas.

Mas este é um assunto para outro blog.

Abraços.

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