Imprimir Artigo

Imprimir

Entenda primeiro, ofereça depois

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: ADVB

Entenda-primeiro-ofereca-depois-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Vendedores são profissionais acostumados a trabalhar sob pressão. Conhece a alegoria do cachimbo que entorta a boca?

Ora é o gestor da área, ora é a meta, ora o calendário, ora a concorrência, ora nossa própria sobrevivência. Pressão toda hora, de todo lado.

Nesse cenário, o foco passa a ser vender, vender, vender e, pressionados, podemos inverter a lógica do atendimento de vendas.

Abordamos o cliente e vamos logo oferecendo o produto ou serviço que desejamos vender e nem ao menos nos certificamos se preexiste algum nível de interesse do cliente em relação à oferta. Já viu acontecer?

O mesmo vale quando o próprio cliente toma a iniciativa da abordagem. Mal ele pergunta sobre certo produto e já partimos para a sugestão e tentativa de fechamento.

Essa estratégia aparentemente agressiva mais limita do que agiliza o cenário da interação, mais reduz do que estimula o potencial de influência. Leva a situação de atendimento para a esfera de jogo ganha-perde: cheque-mate!

Na lógica do atendimento orientado para o cliente o jogo precisa ser ganha-ganha e nesse modelo oferecer vem depois, não antes.

Vai usar como? Qual a finalidade?

Por mais pressão que exista no momento do atendimento, o correto é primeiro entender a necessidade, prosseguir com a interação de atendimento consultivo e, a partir daí, corretamente informado, surge o momento de oferecer a solução efetiva para a necessidade e situação do cliente. Bingo!

A regra de ouro do atendimento é ouvir, ouvir ouvir e não falar, falar, falar.

No atendimento de qualidade deve-se praticar a escuta ativa: perguntar, prestar atenção, validar a resposta, estender a perguntar e então argumentar alinhado com o momento do cliente. Ou seja, primeiro entender, e só então, oferecer.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/televendas/entenda-primeiro-ofereca-depois-81305/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: