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Ferramenta CRM: o que é, principais vantagens e como usar as funcionalidades que ela oferece

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: Agendor

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Relacionamento é um dos principais fatores para o sucesso. As empresas que se atentam para esse importante e estratégico aspecto costumam sair à frente de seus concorrentes.

Você pode até ter um excelente produto ou serviço para oferecer. No entanto, para que seus resultados comerciais sejam, de fato, satisfatórios, é necessário que as estratégias tenham como foco a experiência e o sucesso do cliente.

E isso se dá a partir de uma boa Gestão do Relacionamento com o Cliente, ou Customer Relationship Management, ou simplesmente CRM.

Com uma ferramenta de CRM eficiente, é possível implementar estratégias capazes de influenciar positivamente a percepção de valor que o seu público tem sobre a sua marca, colocando-o no centro de todo o processo de venda.

Ficou curioso? Quer saber mais?

Então, continue a leitura para entender melhor o que é ferramenta de CRM online e os principais benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Confira também nas próximas linhas deste conteúdo as funcionalidades de uma ferramenta CRM e como usar na sua empresa.

A importância do relacionamento

Cada vez mais, as empresas estão percebendo a importância de se aproximar mais do seu público e adotar estratégias que coloquem a experiência e o sucesso do cliente em primeiro lugar.

Para isso, é necessário conhecer a fundo o perfil de cada cliente, bem como suas atuais necessidades, dores e expectativas. Assim, é possível desenvolver um relacionamento mais próximo e de confiança, o que fará toda a diferença na hora em que for decidir entre a sua solução e do seu concorrente.

A gestão do relacionamento é fundamental para satisfazer e fidelizar os clientes. E, felizmente, hoje em dia é possível contar com uma boa ferramenta de CRM para te ajudar nessa função.

O que é ferramenta CRM  e para que serve?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Logo, uma ferramenta de CRM se refere a um software que tem como objetivo promover uma gestão mais eficiente do relacionamento com os clientes. Esse tipo de ferramenta serve para que a empresa possa coletar e armazenar dados e informações relevantes sobre cada um de seus prospects e clientes. A intenção é permitir que a empresa possa ter pleno conhecimento sobre quem teve contato com a marca ou manifestou interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Geralmente, as ferramentas de CRM operam online, o que significa que não há necessidade de fazer instalações; basta estar conectado à internet para ter acesso a uma plataforma que funciona basicamente como um banco de dados, mas que na verdade é muito mais do que isso.

O software de CRM é uma plataforma que possibilita acompanhar toda a jornada de compra, permitindo que o vendedor tenha maior controle sobre sua carteira de clientes.

Esse detalhado banco de dados favorece a compreensão das especificidades de cada cliente e a adoção de uma abordagem de vendas mais personalizada, o que é essencial para as conversões e para a fidelização.

Vantagens do CRM para os negócios

Uma ferramenta de CRM pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Conforme citamos anteriormente, uma dessas vantagens se refere ao maior controle sobre o processo de vendas. O vendedor consegue acompanhar o amadurecimento dos leads e adotar estratégias que estejam de acordo com o momento em que o lead se encontra.

Outro benefício que vale a pena mencionar se refere à automatização de tarefas manuais, que costumam tomar muito o tempo dos colaboradores das equipes de marketing e de vendas. Assim, o profissional consegue se concentrar mais em atuar como um consultor do produto ou serviço e agregar valor em suas interações com os clientes.

Dentre as principais vantagens de uma ferramenta de CRM online, destacam-se também:

agilidade no ciclo de vendas;

maior assertividade na hora de fazer as propostas;

aprimoramento constante do discurso de vendas;

redução de falhas e retrabalhos;

alinhamento entre os departamentos de marketing e de vendas;

otimização de recursos;

diminuição de custos operacionais;

maior facilidade para escalar as vendas;

aumento da produtividade.

Ou seja, o CRM pode ser um grande aliado da sua força comercial.

Mas como usar o CRM na prática? Que funcionalidades ele oferece?

A resposta você confere no tópico a seguir.

TOP 14 funcionalidades de uma ferramenta de CRM online

Agora que você já sabe o que é ferramenta de CRM e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio, veja as principais funcionalidades de uma plataforma de Customer Relationship Management e como usar na sua empresa.

1. Prospecção de clientes

Uma ferramenta de CRM de vendas tem grande função para a prospecção de novos negócios. Por ser capaz de fazer o registro de interações e armazenar dados para contato com clientes em potencial, o CRM facilita a identificação de oportunidades de negócio.

2. Gestão do Funil de Vendas

Outra forma de como usar o CRM é na gestão do Funil de Vendas. Esse tipo de ferramenta permite o acompanhamento do lead em cada etapa do Funil.

Assim, a abordagem e as estratégias adotadas condizem com o momento em que o cliente se encontra em sua jornada.

Com o CRM, evita-se utilizar uma linha argumentativa que não seja coerente com o grau de maturação do lead.

No Agendor, o funil de vendas pode ser personalizado com as etapas que melhor se encaixam no seu processo de vendas. Além disso, você vê rapidamente informações como valor do negócio, nome da empresa, há quanto tempo está no funil de vendas e muito mais.

3. Segmentação de ofertas

As informações disponíveis na ferramenta de CRM de vendas podem ajudar na segmentação de ofertas.

Isso significa, por exemplo, oferecer soluções que estejam mais alinhadas a aquisições anteriores ou com o perfil de cada cliente.

Para isso, você pode usar os filtros do Agendor e achar exatamente os clientes dentro do perfil que você procura.

4. Calendário de oportunidades

Nem sempre é fácil se organizar para saber todos os compromissos que o vendedor tem com os clientes.

Ter uma lista de tarefas anotada pode acabar ficando confuso.

Por isso, o Agendor conta com um calendário de atividades, em que o vendedor visualiza suas tarefas nesse formato bem mais intuitivo. E as infirmações são enviadas para lá automaticamente, conforme o profissional de vendas define seu follow-up:

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5. Desenvolvimento de soluções

As informações que a ferramenta de CRM fornece também servem para orientar a empresa sobre que soluções ela pode desenvolver para os seus clientes.

Lembra que o foco do CRM está na experiência e no sucesso do cliente? Pois, com base nas informações que você coletou sobre eles na sua plataforma de CRM, é possível identificar necessidades não atendidas e criar soluções sob medida.

6 – Segmentar carteiras de clientes

Você também pode usar sua ferramenta de CRM para criar carteiras de clientes divididas por vendedores. Assim, é possível definir os clientes ideais por perfil de vendedor e de cliente.

7 – Integração com outras ferramentas

Com uma boa ferramenta de CRM, você consegue realizar integrações com outros softwares de gestão que você já utiliza no dia a dia da empresa.

Dessa maneira, é possível importar informações de outros programas e otimizar o uso da plataforma.

8 – Histórico de interações

Tendo em vista que o CRM funciona como um superbanco de dados sobre seus clientes, é evidente que ele vai armazenar também todo o histórico de interações entre eles e a sua empresa.

Assim, por exemplo, o vendedor pode se preparar melhor para uma negociação, evitando repetir assuntos que já foram tratados em um outro momento e avançar no processo de venda.

O Agendor conta com uma poderosa ferramenta para que você mantenha um histórico pormenorizado de todos os contatos que fez com o cliente:

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Assim, o vendedor tem diversas vantagens, como:

Conhecer todos os detalhes do que foi tratado com o cliente, evitando passar informações erradas;

Dar prosseguimento a uma negociação ou atendimento ao cliente com segurança, bastando ler as últimas informações do histórico;

Analisar históricos de clientes semelhantes, para saber o que funcionou e o que evitar nessa negociação;

Publicar automaticamente os e-mails trocados.

9 – Fluxo de atividades inteligente

Um sistema de CRM de qualidade permite que você tenha acesso a um fluxo de atividades inteligente, capaz de otimizar a rotina de trabalho dos profissionais de venda.

Ou seja, o software sugere quais as próximas tarefas que o vendedor deverá executar, com base naquelas que ele já concluiu. Isso garante maior agilidade ao processo e evita que certas ações importantes sejam negligenciadas, como o follow-up.

10 – Criação de rotas de visitação

No caso de vendas externas, a ferramenta de CRM também pode ser usada para criar rotas de visitação.

Isso significa que a plataforma vai mostrar para o vendedor onde os clientes estão localizados geograficamente e permitindo o planejamento da melhor rota para que ele possa visitar todos eles.

Assim, com um roteiro de visitas na palma da mão, o vendedor otimiza seu tempo.

Para que isso funcione adequadamente, é fundamental que o CRM tenha uma versão mobile.

Veja como é prático:

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11 – Acesso offline

Uma boa ferramenta de CRM online também deve poder ser acessada mesmo quando não houver conexão com a internet.

Se o vendedor trabalha com vendas externas, por exemplo, e precisa acessar a plataforma de CRM em um local com baixa conexão, isso não deverá ser um problema; basta que ele acesse no modo offline e, assim que ele conseguir restabelecer o sinal de internet, as alterações serão salvas automaticamente.

12 – Computação na nuvem

A computação na nuvem é outra funcionalidade que vale a pena ressaltar. Todos os dados armazenados na plataforma de CRM ficam hospedados em segurança na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.

13 – Relatórios completos

Você também pode usar a ferramenta de CRM para ter acesso a relatórios completos e atualizados em tempo real.

Isso permite que haja um acompanhamento mais preciso de cada lead ou cliente. Além da performance dos negócios como um todo e dos vendedores também.

O Agendor disponibiliza os mais variados tipos de relatórios que  você visualiza com ajuda de gráficos que facilitam muito sua interpretação, confira:

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14 – Análise indicadores de desempenho

A ferramenta de CRM também te dá acesso aos principais indicadores de desempenho para que você possa monitorar a performance de seus colaboradores e promover as melhorias necessárias no setor comercial.

Veja alguns dos indicadores que você pode acompanhar com o Agendor:

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Conclusão: a tecnologia é uma grande aliada do relacionamento com o cliente

Desenvolver um relacionamento sólido e de longo prazo com seus clientes não é uma tarefa fácil. É necessário muito trabalho, dedicação e uma time de vendas muito bem capacitado e engajado.

No entanto, investir em uma boa ferramenta de CRM pode tornar as coisas um pouco mais fáceis.

Busque por uma plataforma que seja simples, intuitiva e de fácil adesão e coloque o cliente no centro das estratégias de vendas.

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Este artigo está disponível no endereço:

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