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Saiba qual é o papel do suporte ao cliente no pós-venda

Por: Afonso Bazolli
Em: Televendas
Fonte: Novax Telecom

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Pensar que a venda acaba quando a transação seja concluída é um erro básico que não pode mais acontecer. Após realizar a compra, o seu cliente não deve ser esquecido, ele pode se tornar um comprador fiel dos seus produtos e até um defensor da sua marca. E, para garantir essa fidelização e satisfação, o setor de suporte ao cliente é essencial.

Se você quer conhecer qual é o papel dessa área no pós-venda e porque ele é tão importante, esse artigo é feito para você. Acompanhe!

Tirar dúvidas sobre o uso do produto

Por mais simples que algo possa parecer, na hora de colocar em prática, muitas dúvidas aparecem. O uso correto do produto ou serviço é indispensável para uma experiência positiva do cliente e o suporte deve estar disponível exatamente para isso. É no pós-venda que acontece a adaptação e o comprador forma opiniões mais sólidas sobre a sua empresa e sobre o que foi adquirido. Um suporte do cliente campeão garante que as impressões sejam as melhores.

Estreitar as relações entre marca e cliente

Por mais que, na maioria das vezes, o comprador procure o vendedor responsável, o suporte é uma opção mais rápida e muitas vezes mais simples de entrar em contato com a sua empresa. O suporte do cliente é responsável por fortalecer a imagem que a sua marca tem com o consumidor através de relacionamento e, é claro, de suporte. Durante o pós-venda, tudo o que foi construído durante a venda deve ser reforçado e aumentado.

Tornar todos os canais de comunicação acessíveis

Nem sempre os consumidores consideram a comunicação com a empresa algo simples. É muito comum ouvir reclamações sobre a dificuldade de entrar em contato para responder uma simples dúvida. O suporte do cliente é responsável por tornar essa comunicação rápida e acessível para todos os que precisam e desejam entrar em contato com o negócio após realizar uma compra.

Monitorar os principais problemas e encontrar soluções rápidas

Em muitos modelos de negócio as reclamações são similares, assim como as dificuldades. Esses feedbacks são muito comuns no pós-venda e o seu suporte ao cliente pode ser a arma que faltava para melhorar ainda mais a experiência de compra. Monitorar esses retornos e mapear o que está causando insatisfação, dúvidas ou problemas ao cliente é a melhor maneira de tornar os atendimentos mais ágeis e eficazes, garantindo que qualquer empecilho ocorrido no pós-venda seja rapidamente resolvido e que a experiência do cliente continue impecável.

Pensar na venda como mais do que simplesmente uma transação é muito importante. Ela é composta por mais etapas, e planejar cada detalhe desses processos é o que diferencia as empresas líderes de mercado. O suporte ao cliente estreita o relacionamento entre o público e a sua marca, encontra soluções para os problemas mais comuns e garante o uso correto do seu produto ou serviço.

E então, como está o seu suporte no pós-venda? Use os comentários para contar suas experiências, deixar dúvidas e dar sugestões. Participe da conversa!

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