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Funcionalidades essenciais em um aplicativo de vendas para celular

Por: Afonso Bazolli
Em: Vendas
Fonte: Agendor

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Por: Gustavo Paulillo

Você sabe quais funcionalidades o seu aplicativo de celular precisa ter? Nós vamos ajudar você a descobrir

Qualquer empresa que esteja buscando uma equipe de vendas bem-sucedida, precisa ter em mente que só vai conseguir isso com a ajuda da tecnologia.

Afinal, a tecnologia permite mais resultados, enquanto, por outro lado minimiza o esforço para vendedores. Imagine, por exemplo, você ter que lembrar de todas as datas que marcou e combinou com seus clientes, apenas de cabeça.

Você precisa no mínimo de uma agenda bem organizada para conseguir ser produtivo nesse quesito.

Por esse motivo, uma solução mobile que auxilie vendedores a melhorarem seus resultados pode ser o que você precisa para continuar crescendo mesmo em tempos de incerteza.

Ao compreender os aspectos críticos de seus esforços de vendas, facilitar as melhores práticas a partir de um aplicativo mobile, a equipe de vendas, e os vendedores individualmente, podem tornar o processo de vendas mais ágil, eficaz e rentável.

Aqui está o que um aplicativo de vendas mobile precisa oferecer para seus usuários.

#1. Acesso facilitado

Uma equipe eficiente de vendas deve ser capaz de acessar informações de maneira rápida e simples. E isso significa acessar conteúdo, estatísticas, números de vendas, informações sobre clientes, históricos de relacionamento, e muito mais.

Um aplicativo de vendas é um aplicativo que precisa ajudar ativamente no desenvolvimento de negócios e clientes.

Sua equipe precisa encontrar facilmente essas informações em seu aplicativo. Caso contrário eles não irão ver sentido em usar um aplicativo que não pode oferecer respostas quando mais precisam delas.

Se para consultar o histórico de um cliente ou ter informações sobre eles por localidade, o vendedor precisar de um curso, certamente ele não vai enxergar valor em nenhum aplicativo.

Além das informações precisarem acompanhar os vendedores por onde eles estiverem, elas precisam ser facilmente encontradas para serem úteis.

Caso contrário, não faz nenhum sentido um aplicativo que não encontre as informações certas, no momento certo.

#2. Facilidades de comunicação

Quando você manda um e-mail para o seu cliente, quem armazena aquela confusão toda e separa por contato? Ou você não faz isso, nem tem uma pasta em seu servidor para segmentar os seus e-mails?

Seria muito útil se o seu aplicativo de vendas mobile ajudasse você a segmentar isso, não é mesmo?

Se pudéssemos unir a agenda de venda, e-mail e histórico do cliente em uma só coisa, o processo ficaria mais simples. Dessa maneira, os vendedores teriam acesso facilitado a tudo que precisam.

Quando reunimos todas as aplicações críticas para coordenar a rotina de vendas, como agenda, alertas, e-mails e outras funcionalidades, tornamos a comunicação entre os vendedores e outros agentes do processo mais simples e práticas.

Quando um aplicativo reúne essas funcionalidades, os vendedores estão prontos para sentir a diferença em seus resultados.

#3. Análise de dados

Seu aplicativo não precisa funcionar apenas com dados manuais. É preciso que ele seja inteligente e orientado a dados.

Sem as análises necessárias para que os vendedores pintem um quadro coerente de seus sucessos, clientes e oportunidades de negócios, seus esforços ficam praticamente perdidos.

Uma ferramenta mobile de vendas precisa ser abrangente na coleta de dados e informações e intuitiva ao máximo para mostrar aos vendedores seu desempenho, e principalmente como andam suas atividades de vendas.

Dessa maneira, cada vendedor tem um diagnóstico sobre seu desempenho no processo de vendas, e ainda pode saber onde precisa melhorar para gerar mais resultados.

Com a análise de dados, o vendedor pode aprimorar seu comportamento, suas atividades e suas habilidades de vendas.

#4. Integração com ferramentas

Mesmo que o seu aplicativo cumpra todas essas funções bem, ele não deve terminar por aí.

Com o poder de processamento dos dispositivos móveis e a versatilidade de suas aplicações, você não só pode, como deve, integrar seu aplicativo com outras ferramentas.

Seja sincronizando sua lista de contatos para seu aplicativo, seja utilizando a sua localização para encontrar seus clientes mais próximos.

A verdade é que um aplicativo não deve trabalhar sozinho. Você deve lançar mão de ferramentas e outros aplicativos que podem melhorar o desempenho de sua atividade comercial.

Por isso, procure extensões e add-ons que sejam compatíveis com seu aplicativo e que façam com que ele entregue mais do que informações, tornando-se um diferencial competitivo.

Quanto mais funcional for o seu aplicativo, mais você poderá produzir e otimizar o seu processo comercial. E é justamente esse o papel de um aplicativo comercial.

#5. Não esqueça da flexibilidade

O aspecto mais importante de todas essas características é a adaptabilidade. Seus clientes, produtos, serviços e estatísticas mudam, e a sua solução deve fazer o mesmo.

É preciso ser flexível e adaptável, para que o vendedor ganhe tempo e aumente seus resultados.

O vendedor não pode – nem deve – ficar refém do processo, mas sim controla-lo.

Assim, se na sua empresa, por exemplo, o processo de vendas for diferente do processo comercial das empresas tradicionais, você precisa ter liberdade para moldar seu próprio processo.

É justamente isso que vai permitir a cada vendedor aplicar o sistema à sua rotina, em vez de ter que submeter, ou adaptar seu processo de vendas para poder operar uma ferramenta.

Quando uma ferramenta é flexível e pode ser adaptada à rotina de vendas de uma empresa, ela pode ser plenamente adotada e gerar resultados.

Seu aplicativo de vendas está pronto para gerar resultados?

Nem sempre os nossos aplicativos são feitos para gerar resultados. Muitas vezes eles só querem aumentar o controle sobre o processo, ou mapear o processo, ou impor um processo à sua empresa.

Acontece que, quando a função crítica de um aplicativo não é ajudar profissionais a melhorarem seus resultados, eles têm grande chance de falhar.

Por outro lado, se você oferece flexibilidade demais, equipes começam a não saber o que devem monitorar.

Por isso é preciso encontrar o equilíbrio entre funcionalidade e rigidez, resultados e processos para que um aplicativo não seja completamente descartado pela sua equipe de vendas.

No final do dia, o que você quer, é vender mais, mais rápido, e de maneira mais inteligente.

Tudo que a sua empresa, e a sua equipe de vendas menos precisa é de mais burocracia. Se você estiver procurando por uma ferramenta de vendas mobile que ajude a entregar resultados, experimente o Agendor gratuitamente.

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