Imprimir Artigo

Imprimir

O que é remarketing e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais

Por: Afonso Bazolli
Em: Vendas
Fonte: Agendor

O-que-e-remarketing-e-como-ele-pode-ajudar-sua-empresa-a-vender-mais-televendas-cobranca

Por: Gustavo Paulillo

O remarketing mostra que uma venda não é perdida na primeira tentativa. Use esse recurso para reconquistar seus futuros e atuais clientes

Entender o que é remarketing não é difícil, trata-se de comunicar, anunciar ou começar um novo contato com uma pessoa que demonstrou interesse em alguma de suas ofertas.

É como uma segunda chance para não perder um potencial cliente que ficou a um empurrãozinho de comprar. Essa tática também pode ser usada para clientes que já converteram, principalmente para fazer upsells e cross-sells.

Agora que você tem em mente o conceito de remarketing, vamos detalhar onde ele pode ser aplicado, bem como as vantagens desse recurso e por que ele é tão essencial para qualquer empresa. Confira!

Onde ele pode ser utilizado

O remarketing pode ser aplicado tanto no ambiente off-line quanto no online. No segundo, costuma ser mais usado, especialmente pela facilidade das ferramentas que automatizam esse trabalho.

No “mundo físico”, uma tática de remarketing comum seria o telefonema de algum vendedor para um visitante que deixou seu contato no cadastro de clientes da loja/escritório. É importante que esse potencial comprador tenha demonstrado anteriormente um interesse de compra.

Já no “mundo virtual”, as ações de remarketing são vistas em anúncios em sites/redes sociais/blogs e em e-mails marketing. As empresas usam plataformas especializadas na automação desse processo, como Google Adwords e Bing Ads. Assim, os consumidores que visitaram um site ou abandonaram um carrinho de compras em um e-commerce podem ser novamente impactados e convencidos a mudar de ideia.

Benefícios do Remarketing

Anúncios destinados às pessoas certas

O remarketing é uma das estratégias de comunicação mais assertivas que existem. No marketing digital, as chances de acerto são ainda maiores, pois as plataformas trabalham com códigos que, ao serem inseridos em páginas específicas de um site, podem registrar dados de acesso, como o tempo de permanência na página e o IP do usuário.

Essas informações são usadas para os anúncios serem direcionados de modo mais inteligente. Assim, você pode ofertar um produto que um visitante viu em seu site, enquanto ele acessa sua rede social, por exemplo.

Isso torna o remarketing a ferramenta capaz de levar a mensagem correta no melhor momento e para o público certo.

Recuperação de carrinhos abandonados

A desistência de compras no mercado virtual é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas. Um relatório da Ve Interactive revelou que, no primeiro trimestre, a média de carrinhos abandonados nos e-commerces brasileiros era de 83,73%.

As justificativas podem variar em função do valor do frete, da falta de descontos, das condições de pagamento, entre outros motivos. Se você já sabe o que é o remarketing, tem ideia de que ele foi feito exatamente para não perder essas oportunidades de negócio. Quer um exemplo?

Entre em seu e-mail ou em uma de suas redes sociais, provavelmente, você vai ver que lá existe algum anúncio ou e-mail marketing de uma loja virtual da qual, em algum momento, desistiu de comprar um produto.

Reaquecimento de intenções de compra

É um benefício que segue a linha do tópico anterior. Esse ponto, em especial, é para destacar que o remarketing não é usado apenas para reforçar as chances de compra de um ‘quase cliente’. Para ter uma ideia melhor, uma pesquisa da Forrester, com uma análise de esfera global, apontou que 96% dos visitantes que acessam um site pela primeira vez saem sem converter.

Muitas vezes, o usuário ainda está conhecendo o site, pesquisando os produtos, comparando os preços e ainda não possui o interesse imediato de compra. Nesse caso, o remarketing pode ser usado para lembrar essa pessoa que sua loja ainda conta com os produtos dos quais ela uma vez procurou e possa ter esquecido.

Aumento nas vendas

Por fim, vale destacar a consequência natural de todo o processo de remarketing. Uma venda não concretizada em um determinado momento não significa que seja uma venda perdida. É nessa ideia que o remarketing trabalha, fazendo as empresas gerarem mais receitas a partir de uma segunda chance para conquistar os mesmos clientes.

Para saber mais sobre remarketing, confira este vídeo curtinho e bastante esclarecedor: O que é remarketing.

Agora compartilhe conosco se você acredita que esse tipo de estratégia pode ajudar a impulsionar as vendas em sua empresa. Aguardamos seu comentário!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/vendas/o-que-e-remarketing-e-como-ele-pode-ajudar-sua-empresa-a-vender-mais-73016/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: