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Campanha Motivacional ou de Clima? – Por Raul Principe

Por: Raul Principe
Em: Gestão
Fonte: Redação

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O que é motivação? Sua equipe está motivada? Sua equipe precisa de um bom clima para estar motivada?

Hoje, um dos principais desafios para um gestor é a tal da motivação de sua equipe. Muito gestor pensa: “Qual campanha motivacional eu vou fazer este mês para minha equipe? O que pode ser feito de diferente?”. Não estou dizendo que está errado fazer campanha “motivacional”, muito pelo contrário, mas acho que devemos entender o que estamos fazendo, principalmente quando o assunto é crucial para o resultado da operação.

Na minha visão, todas essas campanhas, são campanhas de melhoria de Clima, o que não quer dizer que estou investindo na motivação dos meus funcionários. Motivação, no meu ponto de vista, é quando você encontra um motivo real e objetivo para uma determinada ação. Um operador que sonha em ser médico, por exemplo, e deseja pagar um cursinho de pré-vestibular, entra no seu trabalho para cumprir suas 6h20 como operador, sabendo que não quer aquilo para sua vida, mas sabe que precisa passar por isso para viabilizar a conquista do seu grande sonho. Este operador, apesar de não estar feliz com suas atividades, está altamente motivado, pois ele tem um motivo específico para estar ali e sabe que precisa extrair o máximo daquele emprego para bancar o seu grande sonho. Ele sabe que, quanto mais produzir, maior será a sua remuneração variável e maior a chance de se matricular em mais uma matéria importante para o vestibular ou comprar um livro.

Se todos os operadores soubessem quais são seus objetivos, ou seja, tivessem na sua mente o que ele espera para o futuro, sua equipe seria auto-motivada, porém, nem todos possuem essa maturidade e é aí onde entra o papel do gestor motivador. O gestor que se preocupa com o motivacional da sua equipe, é aquele que procura saber qual é a real motivação (motivo da ação) de seus operadores e procura ajudá-los no que for possível.

Uma vez identificado a real motivação do seu funcionário, procure dar um direcionamento personalizado, conselhos e indicações, sempre com o mesmo objetivo que ele, mas é necessário mostrar que, para isso, ele precisa fazer um bom resultado na empresa, para que ele consiga bancar os seus sonhos. Enquanto uns operadores sonham em ser supervisores e gerentes, alguns só estão de passagem para um “emprego melhor” e outros precisam bancar os seus sonhos. Para cada tipo de funcionário, você precisa verificar a real motivação e tentar agir de forma que facilite sua conquista. O papel do gestor, na minha visão, é, além de garantir a entrega do resultado da sua operação e desenvolver sua equipe, facilitar a realização dos sonhos de seus funcionários (recomendo ler “O administrador de sonhos” Kelly, Matthew – 2008).

É importante fazer campanhas para melhorar o clima da operação? Sim, ajuda muito! É sempre bom ter um clima agradável na operação e isso sempre surte efeito positivo, embora de curto prazo, mas se você puder investir na real motivação de cada funcionário, faça isso.

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