Dec
03

Campanha Motivacional ou de Clima? – Por Raul Principe

por: Raul Principe
em: Gestão
fonte: Redação
02 de dezembro de 2015 - 18:20

Campanha-motivacional-ou-de-clima-por-raul-principe-televendas-cobranca

O que é motivação? Sua equipe está motivada? Sua equipe precisa de um bom clima para estar motivada?

Hoje, um dos principais desafios para um gestor é a tal da motivação de sua equipe. Muito gestor pensa: “Qual campanha motivacional eu vou fazer este mês para minha equipe? O que pode ser feito de diferente?”. Não estou dizendo que está errado fazer campanha “motivacional”, muito pelo contrário, mas acho que devemos entender o que estamos fazendo, principalmente quando o assunto é crucial para o resultado da operação.

Na minha visão, todas essas campanhas, são campanhas de melhoria de Clima, o que não quer dizer que estou investindo na motivação dos meus funcionários. Motivação, no meu ponto de vista, é quando você encontra um motivo real e objetivo para uma determinada ação. Um operador que sonha em ser médico, por exemplo, e deseja pagar um cursinho de pré-vestibular, entra no seu trabalho para cumprir suas 6h20 como operador, sabendo que não quer aquilo para sua vida, mas sabe que precisa passar por isso para viabilizar a conquista do seu grande sonho. Este operador, apesar de não estar feliz com suas atividades, está altamente motivado, pois ele tem um motivo específico para estar ali e sabe que precisa extrair o máximo daquele emprego para bancar o seu grande sonho. Ele sabe que, quanto mais produzir, maior será a sua remuneração variável e maior a chance de se matricular em mais uma matéria importante para o vestibular ou comprar um livro.

Se todos os operadores soubessem quais são seus objetivos, ou seja, tivessem na sua mente o que ele espera para o futuro, sua equipe seria auto-motivada, porém, nem todos possuem essa maturidade e é aí onde entra o papel do gestor motivador. O gestor que se preocupa com o motivacional da sua equipe, é aquele que procura saber qual é a real motivação (motivo da ação) de seus operadores e procura ajudá-los no que for possível.

Uma vez identificado a real motivação do seu funcionário, procure dar um direcionamento personalizado, conselhos e indicações, sempre com o mesmo objetivo que ele, mas é necessário mostrar que, para isso, ele precisa fazer um bom resultado na empresa, para que ele consiga bancar os seus sonhos. Enquanto uns operadores sonham em ser supervisores e gerentes, alguns só estão de passagem para um “emprego melhor” e outros precisam bancar os seus sonhos. Para cada tipo de funcionário, você precisa verificar a real motivação e tentar agir de forma que facilite sua conquista. O papel do gestor, na minha visão, é, além de garantir a entrega do resultado da sua operação e desenvolver sua equipe, facilitar a realização dos sonhos de seus funcionários (recomendo ler “O administrador de sonhos” Kelly, Matthew – 2008).

É importante fazer campanhas para melhorar o clima da operação? Sim, ajuda muito! É sempre bom ter um clima agradável na operação e isso sempre surte efeito positivo, embora de curto prazo, mas se você puder investir na real motivação de cada funcionário, faça isso.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (6)
  1. Odair, que bom que gostou. Você captou 100% da mensagem que eu queria passar, muito bom.

    Raul Principe em 09 de dezembro de 2015 - 23:00
  2. Katia, Maria, que bom que vocês gostaram. Obrigado pelo feedback.

    Diego, leia sim, livro muito bom.

    Raul Principe em 09 de dezembro de 2015 - 22:57
  3. Bom dia, Raul.

    Parabéns pelo Artigo…

    Após anos fazendo campanha e ouvindo inúmeras reclamações de que a campanha é injusta, ou agradar alguns e outros não…

    Não desisto de manter as minhas campanhas de clima, porem penso assim.

    Fatores Intrínsecos como Buscar Novos Conhecimentos e Agregar Experiências Profissionais MOTIVAM os fatores externos e pessoais que cada um de nós que buscamos em nossos sonhos, sejam eles o pagamento da mensalidade da faculdade ou do cursinho, ou da prestação do carro ou da casa própria…

    Enfim… o que precisamos é como GESTORES DE PESSOAS entender o que nossos colaboradores buscam, e com isso AUXILIAR a cada um sua conquista.

    esta sim será a maior CAMPANHA QUE PODEMOS FAZER.

    Odair Rodrigues

    odair.regcob em 07 de dezembro de 2015 - 11:14
  4. Parabéns!! Belo texto Raul!!!
    “O administrador de sonhos”
    Vou ler sim!

    Diego Barbosa Adão em 04 de dezembro de 2015 - 21:23
  5. O começo de muitas propostas , exemplos, contribuição de motivação direcionado aos gestores. Parabéns Raul! sempre estaremos aguardando suas publicações tão valiosas.

    Kátia Valença em 04 de dezembro de 2015 - 15:10
  6. Espero tirar minhas duvidas com este grande e inteligente Estatístico: Raul Principe. Obrigada por hoje.

    Maria de Fátima P. De Siqueira em 04 de dezembro de 2015 - 00:06

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: