Imprimir Artigo

Imprimir

O que Lincoln e Beckham podem nos ensinar sobre gestão de pessoas – Por Neiva Mendes

Por: Neiva Mendes
Em: Gestão
Fonte: Redação

O-que-lincoin-e-beckham-podem-nos-ensinar-sobre-gestao-de-pessoas-televendas-cobranca

Sempre gostei de pesquisar e preparar os materiais das minhas palestras e treinamentos: É algo que me dá imenso prazer! Mas de todos os materiais que preparei, um deles é para mim o mais querido. Exigiu habilidades que não eu tinha, ferramentas tecnológicas inexistentes na época e conhecimento que não dispunha. Ai está a magia do “faça você mesmo com aquilo que você tem”!

Sempre que falamos de desenvolvimento de equipes invariavelmente remetemos a necessidade de itens como orçamento, investimento ou contratação externa. Por favor, não tenho nada contra treinamentos externos, pelo contrário! Estaria depondo contra uma das atividades que exerço. Mas desafio-os a praticar o sistema “pegue e faça”.

Voltando à minha palestra do coração, naquele ano o meu objetivo era justamente transmitir aos meus colegas que, quando você quer, quando você conhece sua equipe, e quando você sabe o que dizer, até mesmo uma propaganda de margarina pode se transformar em um elemento fantástico para um treinamento de gestão. E foi esta a missão que abracei!

Há 10 anos não tínhamos o YouTube: Aquele famoso jantar que reuniu os 3 funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim ainda não tinha acontecido. Os filmes especializados em treinamentos eram caros. Mas prometi que faria um treinamento reunindo propagandas e associando os vídeos as mensagens que queria transmitir.

A propaganda de Tiger Woods divulgando os produtos da Nike Golf ensinou a liderança pelo exemplo, não esqueçam que o ano era 2003! Agora, graças ao YouTube, é fácil assistir.

O vídeo da Fundação SOS Mata Atlântica disseminou que “um problema só surge, quando estão reunidas todas as condições para solucioná-lo”. O filósofo alemão Karl Marx aqui emprestou uma de suas célebres frases, com a ressalva de Martinho Lutero, “se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema”.

O dramaturgo, romancista e jornalista irlandês Bernard Shaw fez parceria com a Peugeot na propaganda premiada no festival de Cannes e ratificou que “alguns homens veem as coisas como são, e dizem ‘por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘por que não?”.

Apesar hoje soar ecologicamente incorreta, o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, uniu-se ao jogador de futebol Roberto Carlos durante a cobrança de falta em uma partida no Japão “se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”.

Steven Spielberg, David Copperfield, Madonna, Bill Gates, Pelé e Mike Tyson, juntos na propaganda da Lego, promovendo o “trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser”, frase proferida pelo escritor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Adoro a partida de futebol em que enormes lutadores de sumô ganham de Beckham e seus amigos, sedentos por uma lata de Pepsi, e Carl Sagan neste momento foi preciso: “Em um universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresas”.

A palestra foi perfeita? Não, longe disso! O material ainda não tinha a qualidade que eu esperava, mas atingi o meu objetivo! Além do material (que demandou 13 dias de pesquisa e inúmeras tentativas frustradas de coleta dos vídeos), eu conhecia a minha equipe. Sabia das suas necessidades, desejos e expectativas, conhecia os nomes, a cor do olho, se tinham filhos, se moravam com os pais ou se tinham pais.

Façam o teste! O que Qualy da Sadia pode nos ensinar sobre a vida?

Boa sorte!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

Este artigo está disponível no endereço:

https://www.televendasecobranca.com.br/gestao/o-que-lincoln-e-beckham-podem-nos-ensinar-sobre-gestao-de-pessoas-19750/
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: