Jun
20
19 de junho de 2013 - 18:38

O-que-lincoin-e-beckham-podem-nos-ensinar-sobre-gestao-de-pessoas-televendas-cobranca

Sempre gostei de pesquisar e preparar os materiais das minhas palestras e treinamentos: É algo que me dá imenso prazer! Mas de todos os materiais que preparei, um deles é para mim o mais querido. Exigiu habilidades que não eu tinha, ferramentas tecnológicas inexistentes na época e conhecimento que não dispunha. Ai está a magia do “faça você mesmo com aquilo que você tem”!

Sempre que falamos de desenvolvimento de equipes invariavelmente remetemos a necessidade de itens como orçamento, investimento ou contratação externa. Por favor, não tenho nada contra treinamentos externos, pelo contrário! Estaria depondo contra uma das atividades que exerço. Mas desafio-os a praticar o sistema “pegue e faça”.

Voltando à minha palestra do coração, naquele ano o meu objetivo era justamente transmitir aos meus colegas que, quando você quer, quando você conhece sua equipe, e quando você sabe o que dizer, até mesmo uma propaganda de margarina pode se transformar em um elemento fantástico para um treinamento de gestão. E foi esta a missão que abracei!

Há 10 anos não tínhamos o YouTube: Aquele famoso jantar que reuniu os 3 funcionários do PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim ainda não tinha acontecido. Os filmes especializados em treinamentos eram caros. Mas prometi que faria um treinamento reunindo propagandas e associando os vídeos as mensagens que queria transmitir.

A propaganda de Tiger Woods divulgando os produtos da Nike Golf ensinou a liderança pelo exemplo, não esqueçam que o ano era 2003! Agora, graças ao YouTube, é fácil assistir.

O vídeo da Fundação SOS Mata Atlântica disseminou que “um problema só surge, quando estão reunidas todas as condições para solucioná-lo”. O filósofo alemão Karl Marx aqui emprestou uma de suas célebres frases, com a ressalva de Martinho Lutero, “se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema”.

O dramaturgo, romancista e jornalista irlandês Bernard Shaw fez parceria com a Peugeot na propaganda premiada no festival de Cannes e ratificou que “alguns homens veem as coisas como são, e dizem ‘por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘por que não?”.

Apesar hoje soar ecologicamente incorreta, o 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, uniu-se ao jogador de futebol Roberto Carlos durante a cobrança de falta em uma partida no Japão “se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado”.

Steven Spielberg, David Copperfield, Madonna, Bill Gates, Pelé e Mike Tyson, juntos na propaganda da Lego, promovendo o “trate as pessoas como se elas fossem o que poderiam ser e você as ajudará a se tornarem aquilo que são capazes de ser”, frase proferida pelo escritor e pensador alemão Johann Wolfgang von Goethe.

Adoro a partida de futebol em que enormes lutadores de sumô ganham de Beckham e seus amigos, sedentos por uma lata de Pepsi, e Carl Sagan neste momento foi preciso: “Em um universo que já tem 10 ou 15 bilhões de anos, estamos constantemente esbarrando em surpresas”.

A palestra foi perfeita? Não, longe disso! O material ainda não tinha a qualidade que eu esperava, mas atingi o meu objetivo! Além do material (que demandou 13 dias de pesquisa e inúmeras tentativas frustradas de coleta dos vídeos), eu conhecia a minha equipe. Sabia das suas necessidades, desejos e expectativas, conhecia os nomes, a cor do olho, se tinham filhos, se moravam com os pais ou se tinham pais.

Façam o teste! O que Qualy da Sadia pode nos ensinar sobre a vida?

Boa sorte!

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (11)
  1. Amei seu artigo minha querida!!!! Que clareza e objetividade! Que amor pelo que faz! Só quem convive neste mundo de capacitação para a liderança sabe dos desafios que temos que enfrentar. Parabéns! Beijos

    Dalva Dourado em 22 de junho de 2013 - 19:47
    • Que bom que gostou, fiquei muito feliz com o seu elogio!
      Os portugueses tem um ditado que gosto muito “filho de peixe sabe nadar” ou melhor sobrinha de peixe :)
      Obrigada, Dalva! 1bj

      Neiva Dourado Mendes em 24 de junho de 2013 - 19:01
  2. Otima inspiração. Obg pelas dicas dos videos

    Ana Saskia em 20 de junho de 2013 - 08:57
    • Muito obrigada pelo feedback, Ana!
      Espero que continue acompanhando as matérias do Blog Televendas e Cobrança.
      Forte abraço!

      Neiva Dourado Mendes em 20 de junho de 2013 - 13:53
  3. Sou uma primeira linha que não consegue ficar no gabinete e passa a vida no plateau, no meio da operação! Tal como vc, sou fã da formação “feita em casa”, “quando você quer, quando você conhece sua equipe, e quando você sabe o que dizer”. Acredito verdadeiramente que para você ensinar, tem que saber fazer!

    Lígia Gomes Cardiga em 20 de junho de 2013 - 06:28
    • Obrigada, Lígia!
      Saudade da DFQAT, você a liderou com maestria! Fazia coisas incríveis com pouquíssimo recurso e obtendo resultados surpreendentes.
      O Dia de São Martinho é uma das ações inesquecíveis, tenho certeza que você é a diretora de operações que conhece o operador pelo nome.
      Abraços nos amigos portugueses!
      Saudade…

      Neiva Dourado Mendes em 20 de junho de 2013 - 13:59
    • Não minha cara Ligia Gomes Cardiga você é uma segunda linha que não o merece ser e que para alem da má educação, falta de respeito, falta de valores basicos e baixo nivel nada mais tem para ensinar. As pessoas não gostam de si, toleram-na minha cara porque sabem o preço que vão pagar por não o fazer e acredito que não seja tão estupida ao ponto de ainda o não ter percebido, contudo é fato que para ensinar é preciso saber fazer mas tambem é necessária formação para se formar alguém, o que não é con certeza o seu caso, eu conheço bem o seu trabalho e por mim a muito que tinha sido afastada no entanto sei esperar

      Rui Sobreda em 29 de março de 2014 - 08:24
  4. Acredito que não exista treinamento melhor sobre gestão de pessoas do que as lições que a própria convivência nos ensina…. proximidade da equipe é o segredo para uma liderança de sucesso… e isso tive a oportunidade de aprender com esta pessoa maravilhosa: Neiva Mendes!!! Parabéns pelo artigo e sucesso sempre!!!!

    Mayra Fernandes em 19 de junho de 2013 - 22:30
    • Obrigada, Mayra! Eu tive o privilegio de ter pessoas e profissionais maravilhosos me suportando, ensinando, orientando, acompanhando durante toda a minha carreira.
      Você é especial!

      Neiva Dourado Mendes em 20 de junho de 2013 - 14:11
  5. “se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema”.
    Concordo plenamente e afinal de contas oportunidades e problemas temos todos os dias.Valeu a dica.

    Francisca Sylvia Mendonça Barbosa de Oliveira em 19 de junho de 2013 - 21:33
    • Obrigada, Francisca, espero que acompanhe todas as matérias do Blog estarei aqui novamente no dia 05. Muito obrigada pelo seu retorno, conto com você!
      Abraços!

      Neiva Dourado Mendes em 20 de junho de 2013 - 14:13

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: