Saiba quais são as diferenças entre CRM e ERP
Por: Afonso Bazolli
Em: Tecnologia e Telecom
Fonte: NectarCRM
Muitas pessoas ficam confusas na hora de diferenciar as funções do ERP e do CRM! Pensando nisso, fizemos um descritivo básico dos dois e de suas principais diferenças.
ERP
O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema amplo que integra as informações entre as diversas partes de uma empresa. Sua principal finalidade é a integração e automação dos processos de gestão da empresa, promovendo a diminuição do tempo e dos recursos gastos com os processos internos. Esse tipo de software é a base para gerenciamento de uma companhia.
Uma empresa precisa gerenciar:
– Contas a pagar e a receber,
– Vendas e pedidos,
– Folha de pagamento de funcionários,
– Controle estoque,
– Emissão de nota fiscal,
– Dentre outras atividades em módulos complementares como: Suporte e CRM
E o ERP integra isso tudo em um único sistema. Podemos dizer que este software tem a missão de unir os vários departamentos de uma instituição, permitir que eles falem a mesma língua em um fluxo de informações único e contínuo.
Problemas para implementação:
- Caro
- Tempo de implementação longo
- Complexo
- Falta de flexibilidade
- Necessidade de reorganização da empresa para que o sistema tenha êxito
Além disso, um bom ERP deve possuir uma API de integração robusta e completa para as funcionalidades que ele não aborda.
CRM
O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por sua vez, é a união entre uma estratégia de negócio e um sistema (software). Essa estratégia deve ser voltada para conhecer bem o seu cliente, atender as suas necessidades e gerar valor a ele, ou seja, coloca o cliente no centro do desenho dos processos.
Junto a isso temos o sistema CRM que atua na gestão automatizada de todo processo de venda, realizando:
– Cadastro completo de leads, suspects, prospects e clientes;
– Funil de vendas bem estruturado;
– Gestão de oportunidades, compromissos e tarefas;
– Definição e controle detalhado de metas e resultados;
– Entre outras funcionalidades que apoiam o processo de vendas.
O CRM integra tudo isso e alinha a uma cultura de relacionamento com o cliente. O principal objetivo do CRM é promover um melhor desempenho da equipe comercial, tanto em agilidade quanto em número de vendas, e nutrir gerentes e diretores com informações primordiais para a tomada de decisão estratégica.
Também é usado na comunicação com os clientes atuais, para que você não perca de vista ou deixe passar em branco qualquer interação com eles e, assim, reduza o seu churn rate ao evitar perdas na sua base.
Se você depende de fechar novos contratos todos os meses, ir atrás de clientes, apresentar propostas e fazer acompanhamento, pode ter certeza que o CRM é para você.
Comparação (CRM X ERP)
Uma grande vantagem do CRM em relação ao ERP é a otimização dos resultados comerciais para as empresas que buscam alavancar seu fluxo de negócios. O módulo CRM do ERP tem o papel de apenas contabilizar as operações, entretanto não possui ferramentas suficientes para promover a aceleração comercial.
Soluções completas de CRM, diferente do módulo CRM do ERP, possuem um aprimoramento constante tanto da ferramenta quanto da metodologia aplicada. Essa combinação é o que pode alavancar os seus resultados em produtividade, satisfação dos clientes, volume e qualidade nas vendas.
Esperamos ter ajudado você na busca pela solução certa para o seu negócio! Se precisar de maiores informações sobre o tema, a equipe do NectarCRM está à sua disposição.
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