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13 de maio de 2018 - 14:03

Saiba-quais-sao-as-diferencas-entre-crm-e-erp-televendas-cobranca

Muitas pessoas ficam confusas na hora de diferenciar as funções do ERP e do CRM! Pensando nisso, fizemos um descritivo básico dos dois e de suas principais diferenças.

ERP

O ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) é um sistema amplo que integra as informações entre as diversas partes de uma empresa. Sua principal finalidade é a integração e automação dos processos de gestão da empresa, promovendo a diminuição do tempo e dos recursos gastos com os processos internos. Esse tipo de software é a base para gerenciamento de uma companhia.

Uma empresa precisa gerenciar:

– Contas a pagar e a receber,

– Vendas e pedidos,

– Folha de pagamento de funcionários,

– Controle estoque,

– Emissão de nota fiscal,

– Dentre outras atividades em módulos complementares como: Suporte e CRM

E o ERP integra isso tudo em um único sistema. Podemos dizer que este software tem a missão de unir os vários departamentos de uma instituição, permitir que eles falem a mesma língua em um fluxo de informações único e contínuo.

Problemas para implementação:

  • Caro
  • Tempo de implementação longo
  • Complexo
  • Falta de flexibilidade
  • Necessidade de reorganização da empresa para que o sistema tenha êxito

Além disso, um bom ERP deve possuir uma API de integração robusta e completa para as funcionalidades que ele não aborda.

CRM

O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), por sua vez, é a união entre uma estratégia de negócio e um sistema (software). Essa estratégia deve ser voltada para conhecer bem o seu cliente, atender as suas necessidades e gerar valor a ele, ou seja, coloca o cliente no centro do desenho dos processos.

Junto a isso temos o sistema CRM que atua na gestão automatizada de todo processo de venda, realizando:

– Cadastro completo de leads, suspects, prospects e clientes;

– Funil de vendas bem estruturado;

– Gestão de oportunidades, compromissos e tarefas;

– Definição e controle detalhado de metas e resultados;

– Entre outras funcionalidades que apoiam o processo de vendas.

O CRM integra tudo isso e alinha a uma cultura de relacionamento com o cliente. O principal objetivo do CRM é promover um melhor desempenho da equipe comercial, tanto em agilidade quanto em número de vendas, e nutrir gerentes e diretores com informações primordiais para a tomada de decisão estratégica.

Também é usado na comunicação com os clientes atuais, para que você não perca de vista ou deixe passar em branco qualquer interação com eles e, assim, reduza o seu churn rate ao evitar perdas na sua base.

Se você depende de fechar novos contratos todos os meses, ir atrás de clientes, apresentar propostas e fazer acompanhamento, pode ter certeza que o CRM é para você.

Comparação (CRM X ERP)

Uma grande vantagem do CRM em relação ao ERP é a otimização dos resultados comerciais para as empresas que buscam alavancar seu fluxo de negócios. O módulo CRM do ERP tem o papel de apenas contabilizar as operações, entretanto não possui ferramentas suficientes para promover a aceleração comercial.

Soluções completas de CRM, diferente do módulo CRM do ERP, possuem um aprimoramento constante tanto da ferramenta quanto da metodologia aplicada. Essa combinação é o que pode alavancar os seus resultados em produtividade, satisfação dos clientes, volume e qualidade nas vendas.

Esperamos ter ajudado você na busca pela solução certa para o seu negócio! Se precisar de maiores informações sobre o tema, a equipe do NectarCRM está à sua disposição.

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