BI – Freeware para Cobrança

Por Alcides Tiritan Neto
Membro
Postado em 22 maio 2014 - 20:18

Caros, bom dia.

Iniciei estudos sobre BI para otimizar os processos operacionais, planejamentos estratégicos e auxiliar nas tomadas de decisões.

Observei alguns BI’s com especialidades em cobrança e com as suas devidas complexidades em nosso seguimento.

Gostaria na ocasião de um BI Freeware para familiarizar e agregar novas habilidades, sou Analista de MIS mas não tenho conhecimentos em Banco de dados, acredito que com meu interesse e dedicação aprendo com tutoriais sobre o tema.

Alguém teria alguma sugestão sobre o assunto?

 

Obrigado.


  • Ivan Bessa
    Membro
    Postado em 23 maio 2014 - 18:44

    Alcides, bom dia.

    Existe uma ferramenta free que auxilia na criação e administração de um BI, seu nome é Pentaho e existe uma comunidade ativa aqui no Brasil para auxiliar no seu entendimento.

    Uma outra forma, mas que poucos empresas exploram, é a criação de um modelo estrela e pluga-lo no Microsoft Excel. O resultado pode ser acompanhado em uma tabela dinâmica ou em um gráfico, fácil de dar manutenção e propicia diversas visões auxiliando nas tomadas de decisões. Nesse modelo é necessário ter conhecimento em linguagem de programação em banco de dados.

    Espero ter ajudado.

    Ivan Bessa

    Analista MIS Senior – Grupo BNS


  • Felipe de Oliveira Françoso
    Membro
    Postado em 06 março 2015 - 18:16

    O Pentaho é bacana, pois é possível gerenciar as informações e programar disparos da mesma de hora em hora via e-mail, com arquivo anexo, com linguagem básica em programação você pode fazer muito com ele.

    Atualmente estou atuando com o OBIEE 11g (Oracle) ferramenta com muito potencial, desde que sua estrutura do Banco de dados no ODIE esteja bem organizada.

    Felipe Françoso – Analista de Planejamento – Paschoalotto Serviços Financeiros

  • fsrenan
    Renan Ferreira de Sousa
    Membro
    Postado em 02 abril 2015 - 16:32

    Alcides,

    Trabalhei com TI na área de cobrança por quatro anos, e atualmente sou analista de BI.

    Como não estou tão por dentro do mercado de cobrança não posso afirmar, mas acredito que existem varias formas de aplicar BI que estão sendo utilizadas atualmente por essas empresas.

    Como foi postado acima, existe a possibilidade de conectar um ferramenta de front end (camada de apresentação) direto na base de origem, ou trabalhar com uma estrutura de dados  normalmente “Data Warehouse”, onde essa camada de apresentação irá consultar as informações em uma base já estruturada pra extração de dados.

    Os dois modelos tem suas vantagens e desvantagens, e tudo depende da volumetria de dados, da quantidade fontes de dados diferentes (1 ou n sistemas de origem).

    No meu ponto de vista trabalhar com um DW pode trazer a flexibilidade de uma possível mudança de ferramenta (Front End), já que pequenos detalhes serão desenvolvidos direto no ferramenta, além de outros detalhes como documentação, padrões de utilização e etc. Porém toda essa estrutura provavelmente precisará de mais tempo para ser construída do que o desenvolvimento de relatórios diretamente na ferramenta.

    Renan Sousa – Analista de Business Intelligence – Cetax

Você precisa estar logado para responder este tópico. Por favor faça seu login ou cadastre-se.