Como melhorar a localização de clientes devedores?

Por Ronan Gustavo Marcondes Todero
Membro
Postado em 22 setembro 2015 - 22:36

Boa noite

Estou com uma grande problema em relação aos dados cadastrais dos clientes inadimplentes do nossa empresa.

No momento dos contatos que fazemos antes da inclusão nos Orgãos de Proteção ao Crédito, estamos com problemas na atualização dos telefones atualizados. Sempre cai em caixa postal, telefone inexistente ou é de pessoa desconhecida.

Qual ferramenta ou site eficiente para busca de dados atualizados dos clientes?

Obrigado

  • ferft1
    Fernando Frederico Teixeira
    Membro
    Postado em 02 março 2016 - 10:04

    Uma grande parte dos clientes devedores podem também estar devendo para a empresa de telefonia na qual o número você está ligando, desta forma o sinal pode estar cortado.

    Outra parte destes clientes possuem APP no celular que bloqueiam números das centrais de atendimento, inclusive quando você baixa o aplicativo ele já possui muitos números no banco de dados do APP que outros usuários informaram ser de empresa de cobrança, ou seja, ele não atende ou até atende e fala que “não conhece” a pessoa.

    Além dos fatores que citei acima, existe a possibilidade do cadastro desatualizado.

    Ações para melhoria:

    - Alteração da telefonia: Inserir tecnologia para binar números “dinâmicos” a cada chamada, ou seja, cada contato efetuado o cliente vai ver um número diferente no visor do telefone, dificultando a identificação pela tecnologia do APP ou visual do cliente.

    - Enriquecimento de mailing: Existem diversas empresas no mercado que fazem enriquecimento de mailing, ou seja, sua base de clientes é cruzada com as bases enriquecidas desta empresa que lhe devolve o mailing com mais números possíveis de contato de cada cliente, aumentando seu poder de localização.

    - Alteração do script: Alterar a forma inicial do contato do cliente, para que logo na primeira palavra ao atender ele não perceba que trata-se de um telefonema de cobrança, fazendo com que ele não “fale que ele não é ele” e atenda prontamente.

    - Inserir discagem vertical (preditivo): Discadores configurados para discar em horizontal dão a “dica” que o cliente “fujão” deseja, pois ele não atende mesmo, veja o exemplo:

    Você disca no celular primeiramente, o APP informa para o cliente que é um telefone de call center (ou ele conhece o número), então ele não atende. Devido ao seu discador estar na discagem horizontal, ele vai discar para o próximo número residencial ou comercial, ou seja, o cliente já imagina que aquela ligação na sequência é também da central de cobrança e “não atende” também o residencial ou comercial.

    Estas são algumas sugestões que pode lhe ajudar.

    Fernando Frederico Teixeira

    Consultor de Crédito e Cobrança

     

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