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14 de abril de 2020 - 17:02

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O marketing sensorial pretende mexer com as emoções dos consumidores por meio dos sentidos, criando um vínculo afetivo entre o cliente e a marca.

Os pontos de venda físicos já utilizam essa estratégia com frequência, promovendo experiências diferenciadas para o consumidor. É o que acontece quando o cliente entra na loja atraído pelo cheiro, ou resolve dar mais uma olhada nos produtos só para terminar de ouvir a música que está tocando, por exemplo.

No entanto, o estímulo aos sentidos pode ser explorado tanto no ambiente físico quanto no virtual, e é justamente sobre isso que vamos falar neste post. Confira!

O que é marketing de experiência?

O marketing sensorial, ou marketing de experiência, se baseia na provocação dos sentidos do consumidor — visão, olfato, audição, paladar ou tato. O objetivo é cativá-lo, gerando engajamento e, finalmente, uma venda.

Essa estratégia envolve enxergar o cliente como único. Nada mais é do que trabalhar na construção de uma experiência positiva e, principalmente, capaz de tocá-lo por meio dos sentidos. Trata-se da criação de elos emocionais entre o consumidor e a marca.

Em um mercado cada vez mais concorrido, é a memória afetiva que leva à fidelização. Por isso, preço, qualidade e propaganda não são o bastante para conquistar o cliente.

No entanto, proporcionar uma boa experiência, nos dias de hoje, vai além de oferecer um bom atendimento. É preciso envolver o cliente, integrar produto e espaço e trazer o consumidor para dentro da loja — ele pode ser atraído pela visão de vitrines chamativas, pelo som e até pelo cheiro, por exemplo.

Além disso, a experiência deve fazer com que ele queira permanecer na loja, chegando a influenciar na sua decisão de compra, e deixando-o ir embora com aquela vontade de voltar.

Em uma visão macro, o marketing sensorial provoca uma cadeia de acontecimentos que leva ao aumento das vendas — identificação com a marca, engajamento, melhora da customerexperience, fidelização e divulgação orgânica por meio da figura do cliente promotor.

Como as empresas costumam adotar essa estratégia?

Se você ainda não ligou a prática ao conceito, pense naquele cheiro irresistível de pipoca que toma conta da entrada dos cinemas, ou mesmo naqueles papéis com fragrâncias distribuídos pelas lojas de perfume. Puro marketing de experiência!

As lojas físicas costumam usar e abusar de estratégias que aproveitam os sentidos para despertar o instinto e desejo de consumo, tornando o ambiente mais agradável e o produto irresistível.

Transformando o ambiente

Não se trata apenas de tornar o ambiente agradável, mas principalmente de propiciar o consumo. Essa tática é muito usada por livrarias que criaram ambientes para leitura e lojas de brinquedos que disponibilizam um espaço kids para as crianças brincarem.

Também não faltam cafeterias que, a exemplo da Starbucks, investem em lounges e até mesas com ponto de energia para que o cliente possa trabalhar ou fazer uma reunião — atividades regadas a café.

Explorando o olfato

Muito utilizada pelas lojas de comida, a técnica de espalhar no ar a fragrância que remeta ao paladar de um produto — pão, café, pipoca, entre outras — não precisa ficar restrita às imediações do ponto de venda.

A marca de rosquinhas Dunkin’ Donuts instalou dispensadores de aroma em vários ônibus que circulavam pela cidade de Seul, capital da Coreia do Sul. Toda vez que a rádio interna do ônibus veiculava seu anúncio, o cheiro do café era liberado. A ação elevou as vendas em 29%.

Apostando na playlist

Outro recurso que vem sendo explorado pelas marcas (especialmente de roupa) é o de montar uma trilha sonora personalizada para tocar nas lojas. A Lacoste elaborou uma playlist condizente com a identidade e a história da companhia, e também com o perfil do seu público.

Segundo os gestores, o resultado do marketing auditivo confirma o sucesso da ação.

Fisgando pela barriga

Sabe a velha máxima de conquistar pelo estômago? Pois é, existem várias formas de fisgar o cliente pelo paladar. Por exemplo, oferecer uma pequena amostra do brownie junto com o cafezinho, incluir uma sobremesa no menu executivo ou montar uma degustação na entrada ou no interior da loja — tática muito usada em supermercados e padarias.

Como usar marketing sensorial nos canais digitais?

Se você leu até aqui, já entendeu como a lógica do marketing sensorial funciona. Mas, afinal, como aplicá-la aos canais digitais?

Sem dúvida, o ambiente virtual apresenta algumas limitações, principalmente dos sentidos de olfato, tato e paladar. Em compensação, abre inúmeras possibilidades para explorar a visão e audição. Veja a seguir!

Invista no layout

Quando falamos de internet, oferecer uma boa experiência visual é fundamental. Por isso, o site e a loja virtual precisam de um design inovador e bem-elaborado, intuitivo e que facilite a navegação. Em especial se o negócio é exclusivamente virtual, uma marca forte e uma identidade visual coerente são essenciais para que o público reconheça sua empresa.

Além disso, fotos de qualidade e conteúdo sucinto e relevante completam o pacote. Outro ponto importantíssimo é ter um site responsivo. Hoje, muitos dos acessos são realizados via smartphone. Se o seu site aparecer desconfigurado na tela ou apresentar dificuldades na navegação, é provável que o consumidor desista antes de encontrar o que procura.

Aposte no Music Branding

Para despertar o sentido da audição, o Music Branding é a estratégia mais adequada. Esse recurso tem a capacidade de criar fortes vínculos, uma vez que a música pode tocar fundo na emoção das pessoas, resgatando memórias e sensações.

Quando é bem executado, o Music Branding ajuda a construir uma relação mais humana com os consumidores, que passam a associar determinada música ou playlist à marca.

A Ford Brasil, por exemplo, criou uma persona musical para cada um de seus carros, traduzindo em música a identidade do veículo e gerando um forte elo emocional com os consumidores.

Além disso, utilizando plataformas como o Spotify, é possível trazer o cliente para o centro da estratégia. Que tal permitir que ele mesmo participe da criação da playlist da empresa, sugerindo músicas ou votando em opções?

Fique atento às novas tecnologias

Já existem exemplos de como inserir experiências olfativas e táteis no mundo digital. A Apple lançou há alguns anos um acessório para iPhone que produz cheiro de pipoca enquanto você joga no celular.

Embora esse tipo de ação exija recursos engenhosos e não seja ainda viável para a maioria dos negócios, é importante estar atento às novidades tecnológicas e às possibilidades geradas por elas.

As experiências vividas pelos seres humanos incluem, pelo menos, um dos sentidos. Por isso, o marketing sensorial se dedica a criar estratégias que ampliem a experiência de compra, por meio do despertar de um ou mais sentidos. Como resultado, efeitos em cascata levam à fidelização e ao aumento nas vendas.

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